Palestra com coordenador de área da Capes marca aula inaugural do Mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados

15/08/2019 18:34

A UFSC Blumenau convida a comunidade para a abertura oficial de seu mais novo programa de pós-graduação. O mestrado acadêmico em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) iniciou atividades em 2019/2 e como marco desse momento será realizada uma aula inaugural com o Prof. Antonio Eduardo Martinelli, Coordenador da área de Materiais na Capes e docente titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O palestrante convidado tratará sobre o tema Transição para o modelo multidimensional de avaliação e uma perspectiva da pós-graduação em Materiais, no dia 23/8, às 18h, no auditório da Sede Acadêmica (Bloco B, 1º andar).

Prof. Antonio Eduardo Martinelli

Martinelli possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela Mcgill University, Canadá (1996). Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos. É autor de mais de 140 artigos publicados em periódicos especializados, 6 capítulos de livros e 17 patentes ou pedidos de patentes, e orientou 42 teses de doutorado e 58 dissertações de mestrado.

(Foto: Eduardo Amorim/UFSC Blumenau)

Sobre o PPGNPMat – O mestrado contempla uma área de concentração (Nanociência, Processos e Materiais Avançados) e duas linhas de pesquisa (Materiais, Processos e Transformações e Nanociência e Nanotecnologia), que visam ampliar as discussões e a compreensão do conhecimento na interface entre Física, Química, Ciência e Engenharia dos Materiais.

O programa de pós-graduação stricto sensu surge em razão da demanda por formação especializada, oriunda de instituições de ensino superior e do mercado de trabalho (indústrias, institutos de pesquisa, laboratórios, escolas, empresas, dentre outros) com perfil profissional distinto, que permita o estudo e desenvolvimento de novos processos e transformações, materiais e métodos de análise e caracterização. A proposta a formação de profissionais altamente qualificados com perfil diferenciado. No estado de Santa Catarina não há, até o momento, outro programa de pós-graduação com tais características.

Para mais informações, acesse a página do programa: ppgnpmat.blumenau.ufsc.br

Serviço

O quê? Aula inaugural do Mestrado em  Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat)

Quando? 23 de agosto, 18h

Onde? Auditório da UFSC Blumenau – Sede Acadêmica, bloco B, 1º andar (Rua João Pessoa, 2750 – Velha)

Quanto? Gratuito e aberto ao público.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)