Publicado o livro “Ciência e tecnologia de compósitos poliméricos” de autoria da professora Claudia Merlini, docente permanente do PPGNPMat

19/10/2021 15:21

O livro Ciência e Tecnologia de Compósitos Poliméricos de autoria da professora Claudia Merlini, docente permamente do PPGNPMat, foi lançado recentemente pela Artliber Editora.
Com 328 páginas, o livro é dividido em 14 capítulos, abordando conceitos fundamentais para o entendimento da relação estrutura / propriedade / processamento de compósitos poliméricos, que são cruciais para o desenvolvimento de materiais avançados. São apresentadas definições sobre os diferentes tipos de materiais compósitos, tais como, compósitos particulados, fibrosos e híbridos, estruturas sanduíches e nanocompósitos. São destacados aspectos importantes sobre diversos tipos de fibras, tais como, vidro, carbono, aramida e vegetais, assim como a influência da configuração geométrica de tecidos, pré-formas, mantas, fibras uni e bidirecionais no processamento e nas propriedades finais dos compósitos.