(Português do Brasil) Secretaria da Pós-Graduação entra em greve a partir de 06 de maio

03/05/2024 10:35

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A partir do dia 06 de maio de 2024, segunda-feira, a Secretaria da Pós-Graduação aderirá ao movimento de GREVE dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais.

Serão paralisadas todas as atividades realizadas pelo setor, incluindo os atendimentos presenciais, por telefone, por e-mail e pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). As demandas devem seguir sendo encaminhadas por e-mail  e/ou PAI e serão atendidas no findar da greve.

ENTENDA AS RAZÕES QUE MOTIVAM A GREVE:

SALÁRIOS DEFASADOS EM CERCA DE 70%: essa foi a perda de poder de compra que sofremos nos últimos 9 anos, já que ainda não há legislação que obrigue a reposição anual como ocorre com trabalhadores regidos pela CLT. Os 9% de reposição em 2023 não chegaram nem perto de recompor essas perdas. O governo propôs reajuste ZERO para 2024.

PLANO DE CARREIRA (PCCTAE) DESATUALIZADO: desde 2005 não foram realizadas revisões substanciais. O governo alega falta de espaço no orçamento, contudo, recentemente, reestruturou o plano de carreira de nove categorias.

CATEGORIA MAIS DESVALORIZADA DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: temos as piores remunerações, com algumas classes de TAEs recebendo valores próximos ao salário mínimo.

ESTAMOS PERDENDO SERVIDORES: muitos TAEs estão adoecendo devido ao excesso de trabalho e cobranças, não há reposição de vagas dos cargos extintos, além de termos uma alta rotatividade pelos baixos salários. Enquanto isso as exigências, carga de trabalho e burocracias só aumentam.

NOSSA LUTA É JUSTA: nosso objetivo não é prejudicar a UFSC, nem os estudantes, muito pelo contrário, o intuito é garantir o futuro da universidade pública, gratuita e de qualidade. E isso passa pela recomposição dos salários dos servidores, além de um orçamento compatível com a infraestrutura, atividades e necessidades da instituição.

Saiba mais nas redes sociais:

TAES na Luta –  Movimento Intersindical organizado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA SINDICAL) e pelo Sindicato Nacional que representa os  servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SINASEFE).

SINTUFSC – Sindicato dos Trabalhadores da UFSC