(Português do Brasil) Eventos
- Categories
-
Tags
aço aço inoxidável algodão alzheimer ambiental bioatividade Ciclo de Palestras corrosão degradação desenvolvimento tecnológico docking eletrofiação engenharia de materiais evento fisica inovação investigação Materiais Mestrado Nanociência nanotecnologia palestra pesquisa polímeros ppgnpmat qualificação química química farmacêutica quimica forense química orgânica saneamento ufsc blumenau
A discente Allana Batista, da primeira turma (2019/2) do PPGNPMat, realizará a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa. A dissertação será defendida no dia 13 de dezembro de 2021 às 9h (por videoconferência) e tem como título: Desenvolvimento de sistemas bioinspirados em Canais de Íon de Detecção Ácida (ASICs) utilizando sistema micelar de poliestireno-b-poli(ácido acrílico) (PS-b-PAA). O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani e coorientado pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Allana será composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) – Presidente da banca; Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira (UFSC), Profa. Dra. Larissa Nardini Carli (UFSC) e Prof. Dr. Joel Savi dos Reis (UFF) como membros titulares; Profa. Dra. Claudia Merlini (UFSC) e Profa. Dra. Lidiane Meier (UFSC) como membros suplentes.
Allana apresentou recentemente seu trabalho (Desenvolvimento de sistemas bioinspirados em Canais de Íons de Detecção Ácida (ASICs) da resposta nociceptiva), referente à dissertação de mestrado, no 27º Encontro de Química da Região Sul, realizado de 17 a 19 de novembro. O trabalho foi premiado com o 1º lugar na categoria Sessão Coordenada no eixo temático de Físico-Química e Materiais. O vídeo da apresentação do trabalho no evento está disponível no YouTube.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: Estímulos prejudiciais ao corpo estão associados à dor via sistema nociceptivo, por meio de receptores sensoriais especializados, chamados nociceptores. Os nociceptores detectam a dor através da ativação de receptores e canais iônicos presentes em sua superfície. Por exemplo, os chamados ASICs, ou canais iônicos sensíveis a ácido, são ativados por pequenas variações de pH que estão relacionadas a muitos distúrbios diferentes. Drogas que cessam o estímulo (e a dor) antagonizam esse processo. Exemplos de antagonistas que atuam nos ASICs são o ibuprofeno, o ácido acetilsalicílico (AAS) e o diclofenaco. O tratamento da dor é um grave problema de saúde pública e por isso há um grande esforço para o desenvolvimento de novas drogas antinociceptivas. As pesquisas nessa área geralmente ocorrem por meio de experimentos que causam dor e são realizados predominantemente em mamíferos como ratos e camundongos. Apoiado na importância do tema, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um teste de triagem micelar polimérico bioinspirado em canais ASIC. Este teste pode ser usado para acelerar o desenvolvimento de novas drogas antinociceptivas. Para atingir o objetivo, a dispersão micelar de poliestireno-b-poli (ácido acrílico) (PS-b-PAA) foi testada na tentativa de encapsular algumas moléculas orgânicas e os resultados foram acompanhados por espectroscopia UV-Vis. Os melhores resultados foram observados quando a dispersão de PS-b-PAA encapsulava butirato de p-nitrofenila (p-NFB) na presença de lipase isolada de Pseudomonas fluorescens. Quando o p-NFB é liberado, na presença da lipase, ele é convertido no fenol correspondente, deslocando o comprimento de onda máximo de absorbância. Desta forma, a resposta analítica é clara. Para avaliar a influência de uma droga antagonista, o ibuprofeno foi aplicado ao sistema. O sistema desenvolvido foi testado em diferentes pHs (5 – 7,4) a 37 ºC. Foi observada maior liberação de p-NFB durante os experimentos aplicando pH 7,4-6,5, sendo responsivo ao pH como esperado para um sistema ASIC bioinspirado. Também como o esperado, a presença de ibuprofeno reduziu a liberação de p-NFB. Portanto, o sistema desenvolvido parece ser eficaz para a triagem de novos fármacos na faixa de pH fisiológico. Além disso, o sistema é estável, com baixo custo associado e fácil de usar.
Linha de pesquisa: Materiais, processos e transformações
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani
Coorientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Laboratório(s): B010 – Laboratório de Química Inorgânica (LABQI), B011 – Laboratório de Química Orgânica (LABQO).