(Português do Brasil) Aluno Ingressante

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

MATRÍCULA DE ALUNO INGRESSANTE – 1ª MATRÍCULA NO CURSO

O Curso presencial de Mestrado do PPGNPMat contempla disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, estágio de docência (disciplina não obrigatória) e atividades complementares (não obrigatórias).

De acordo com o Regimento Interno 2024 do PPGNPMat, para a obtenção do grau de mestre em Nanociência, Processos e Materiais Avançados, o mestrando deverá satisfazer, dentre outros requisitos: obter no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas, sendo 12  créditos em disciplinas obrigatórias e 05  créditos em disciplinas eletivas e 1 (um) crédito em atividades complementares do curso. Veja todas as disciplinas que fazem parte do Programa na página Estrutura Curricular Básica. As disciplinas ofertadas em cada semestre estão disponíveis na página Grade de Horários.

Os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo deverão realizar os procedimentos abaixo para efetuar sua matrícula no PPGNPMat:


ETAPA 1 – de 04 a 18/07/2025
envio do requerimento de matrícula

O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de ingresso ao Mestrado deverá efetuar a sua matrícula encaminhando o requerimento de matrícula para o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br com o assunto “Etapa 1 – matrícula Nome do Candidato”  até o dia 18 de julho de 2025:

  1. Requerimento de Matrícula preenchido e assinado pelo Gov.br;
  2. Comprovante de vacinação contra COVID-19  ou digitalização da carteira de vacinação em que conste a página dos dados pessoais e as páginas onde estão os registros das vacinas – com 1 dose contra a doença (veja no fim da página mais informações).

Obs.: ao preencher o requerimento de matrícula para aluno ingressante, saiba que o servidor de e-mails da UFSC é bloqueado em e-mails do provedor da Microsoft. Por isso, pedimos que não indique e-mails hotmailoutlooklive ou msn. O estudante deve optar pelo uso do e-mail institucional @posgrad.ufsc.br (cujas instruções de criação serão informadas após a realização da matrícula) ou indicar e-mail de outro provedor, como por exemplo @gmail.com;

DICA: Consulte seu(sua) provável orientador(a) e peça ajuda na escolha das disciplinas a serem cursadas.


Etapa 2 –  de 21/07 a 15/08/2025
Apresentação dos documentos originais na secretaria

Os candidatos que realizaram a etapa 1 de matrícula, devem apresentar a documentação original na Secretaria de Pós-Graduação (endereço completo no final da página) para conferência. (Não precisa apresentar cópias dos documentos, apenas os originais).

Candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PPGNPMat ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s).

Documentos originais
⇒ Diploma de Graduação (assinado inclusive pelo(a) diplomado(a)) ou declaração de conclusão de Curso de Graduação com data da colação de grau;

obs.: se estrangeiro, para matrícula, o documento deve ter apostilamento da convenção de Haia ou da embaixada brasileira.

⇒ Histórico Escolar da Graduação (completo);

obs.: se estrangeiro, para matrícula, o documento deve ter apostilamento da convenção de Haia ou da embaixada brasileira.

⇒ RG e CPF: para estrangeiros serão aceitos como «documento de identidade» o Registro Nacional Migratório (RNM) ou, caso ainda não tenha sido expedido, o passaporte acompanhado do visto temporário (visto de visita não pode ser aceito). Para brasileiros serão aceitos como “documento de identidade”: CIN (Carteira de Identidade Nacional – NOVA IDENTIDADE), RG (Registro Geral – IDENTIDADE ANTIGA), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e Carteira de Identidade Profissional.

Serão aceitos documentos de identificação nos quais seja possível reconhecer o discente por meio da foto, não sendo admitidas identidades cujas fotos sejam de crianças. A partir de 01 de março de 2032, entra em vigor o que determina o Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, de modo que existirão prazos de validade para as documentações, conforme segue:

I – de cinco anos, para pessoas com idade de zero a onze anos;
II – de dez anos, para pessoas com idade de doze anos completos a cinquenta e nove anos; e
III – indeterminada, para pessoas com idade a partir de sessenta anos.

Em relação ao uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou, em decisão unânime, que o prazo de validade diz respeito apenas à licença para dirigir e não ao uso do documento para identificação pessoal. (fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-cnh-vencida-vale-como-documento-de-identificacao/1559063702)

⇒ Certidão de nascimento [se solteiro(a)] ou casamento [se casado(a)/divorciado(a)]: quanto a certidão de casamento, se divorciado(a), deve conter a averbação do divórcio;

➤ Certidão sem autenticidade digital: deve ser apresentada na secretaria para conferência com original.
➤ Certidão com autenticidade digital (QR Code ou código de verificação): deve ser enviada APENAS digitalização do documento (completo) para  o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br na etapa 1 de matrícula  (não é necessária a apresentação do documento na secretaria).

⇒ Comprovante de vacinação contra COVID-19:

➤ Carteira de vacinação:  deve ser apresentada na secretaria para conferência com original.
➤ Certidão com autenticidade digital (QR Code ou código de verificação): deve ser enviada APENAS para o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br na etapa 1 de matrícula (Não é necessária a apresentação do documento na secretaria).

OBS1.:  candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PPGNPMat ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br  informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s). A Secretaria, ainda assim, pode solicitar o envio/apresentação de documentações adicionais, caso necessário.

OBS2.: caso TODOS os documentos do candidato possuam autenticação digital, não é necessária a apresentação na secretaria. O estudante deve apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br informando que deseja realizar a matrícula e que todos os seus documentos possuem QR Code ou código de autenticação digital.

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19  deverá ser realizada por todos os estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, por meio eletrônico, de acordo com as orientações constantes na  Resolução Normativa Nº. 1/2022/CPG, de 24/02/2022 e no Ofício Circular nº01/2025/PROPG:

Serão aceitos como comprovantes o certificado de vacinação emitido pela plataforma ConecteSUS ou comprovante/caderneta/cartão/passaporte de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira, com dados legíveis e correta identificação do portador.

I. O esquema vacinal a ser comprovado é de no mínimo uma dose de vacina contra a COVID-19;
II. O esquema vacinal para população geral (sem comorbidades), que já possui 1(uma) dose ou mais de vacina contra a COVID-19 (monovalente ou bivalente) está completo;
III. Caso a vacinação não esteja disponível na rede de saúde, o(a) estudante que não possuir nenhuma dose da vacina deverá comunicar a secretaria do curso, comprometendo-se a apresentar o comprovante de vacinação até o final do primeiro período de ingresso.
IV. A comprovação da vacina deverá ser inserida em https://pessoa.sistemas.ufsc.br/, Menu Meus Dados > Vacinação COVID-19.


ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua Marechal Rondon, 880 – Bairro Salto do Norte, Blumenau – SC, CEP 89065-200 – Bloco B, Térreo, Sala 018
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: ppgnpmat@contato.ufsc.br 

Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 23/12/2024 a 28/02/2025):  das 07h às 13h