(Português do Brasil) Desligamento

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ORIENTAÇÕES

O desligamento da matrícula é uma situação que pode ocorrer por força de não cumprimento do Regimento Interno do PPGNPMat, em razão de infração disciplinar ou a pedido do estudante (por motivos pessoais).

__DO DESLIGAMENTO AUTOMÁTICO__

O estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada e será desligado do PPGNPMat nas seguintes situações:

I – quando deixar de matricular-se por 2 (dois) períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;
II – caso seja reprovado em 2 (duas) disciplinas;
III – se for reprovado na defesa de Dissertação; ou
IV – quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso.

Caso incorra em alguma das situações acima mencionadas, o discente será informado por e-mail pela Secretaria do seu desligamento. Caso queira reingressar no PPG,  o aluno deve realizar novo processo de seleção.

__DO DESLIGAMENTO A PEDIDO__

A qualquer momento, o estudante pode solicitar o desligamento da sua matrícula no Curso de Mestrado do PPGNPMat, para isso, deve encaminhar os documentos abaixo listados. O desligamento é irreversível, assim, caso queira reingressar no PPG,  o aluno deve realizar novo processo de seleção.

⇒  Requerimento de desligamento/desistência;
⇒ Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br);
⇒ Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br).

Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada.

NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:

  1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar);
  2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
  3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
  4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.

ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua Marechal Rondon, 880 – Bairro Salto do Norte, Blumenau – SC, CEP 89065-200 – Bloco B, sala B.018
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: pgetex.bnu@contato.ufsc.br

Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 15/12/2025 a 06/03/2026): das 07h às 13h