DEFESA: Modificação de nanopartículas do grupo caulim com óleo essencial orégano e aplicação em embalagens ativas biodegradáveis

12/04/2023 17:39
Quando:
2 de maio de 2022@13:30 America/Sao Paulo Fuso horário
2022-05-02T13:30:00-03:00
2022-05-02T13:45:00-03:00
Onde:
Web Conferência UFSC
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ufsc-blumenau

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Banca de Defesa de Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:​

A discente Pâmela Rosa Batista realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A dissertação será defendida no dia 2 de maio de 2022 às 13h30min (por videoconferência) e tem como título: Modificação de nanopartículas do grupo caulim com óleo essencial orégano e aplicação em embalagens ativas biodegradáveis. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Larissa Nardini Carli e coorientado pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini.

Pâmela apresentou recentemente seu trabalho (Kaolin Nanoclays organically modified with oregano essential oil for active packaging applications), referente à dissertação de mestrado, no 16º Congresso Brasileiro de Polímeros, realizado de 24 a 28 de outubro de 2021. O trabalho foi premiado com o 3º lugar na categoria Aluno de Mestrado.


(Clique na imagem da esquerda para acessar a sala e na da direita para acessar a notícia ao prêmio).

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: As embalagens ativas, que visam estender a vida útil de produtos, normalmente são produzidas a partir da incorporação direta de aditivos na matriz polimérica. No entanto, para os óleos essenciais (OE) essa incorporação pode ocasionar perda por volatilização durante o processamento e rápida liberação durante a aplicação, o que resulta na diminuição do tempo de inibição de crescimento microbiano. Em vista disso, este trabalho consistiu em modificar nanopartículas de argila com óleo essencial de orégano (OEO) e de manjericão (OEM) e incorporá-las na matriz polimérica de poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) (PHBV), com a finalidade de obter uma embalagem com propriedades antimicrobianas. Inicialmente, as superfícies de haloisita (Hal) e caulinita (Kaol) foram modificadas com OEO e OEM por diferentes metodologias e foram caracterizadas por análise termogravimétrica, com a finalidade de se obter os percentuais de incorporação do OE. Os melhores resultados foram observados quando as nanopartículas de argilas foram modificadas por ultrassom seguido de aplicação de vácuo em uma proporção de argila:OE de 1:10. A argila Hal modificada com OEO foi a que obteve melhor resultado na incorporação (44% em massa de OE) e proporcionou uma evaporação lenta do OEO, sendo selecionada para incorporação na matriz polimérica. Todos os nanocompósitos produzidos apresentaram uma diminuição na estabilidade térmica do polímero e não proporcionaram uma mudança significativa no grau de cristalinidade quando comparado ao filme de PHBV. Também foi observado que o nanocompósito produzido com argila modificada e com acréscimo de OEO livre apresentou uma boa propriedade de barreira ao oxigênio quando comparado ao filme de PHBV puro e outros nanocompósitos produzidos. Além disso, a modificação prévia da argila viabilizou uma liberação lenta e controlada do OEO, resultando em uma atividade antimicrobiana contra E. coli próxima a concentração inibitória mínima e uma boa atividade antioxidante (30%) após 48 h de liberação do OEO em meio de ácido acético. Em vista disso, a modificação prévia da argila com OE se mostrou promissora para aplicação em embalagens ativas.

Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia

Orientadora: Profa. Dra. Larissa Nardini Carli
Coorientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini

Laboratório(s): Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) UFSCLaboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN)  UFSC.