DEFESA: Desenvolvimento de nanofibras eletrofiadas à base de poli(ácido láctico) e polipirrol decoradas com nanopartículas de ouro para construção de sensores eletroquímicos para determinação de dopamina
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgnpmat
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Banca de Defesa de Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
A discente Ana Carolina Dalila Steil realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A dissertação será defendida no dia 14 de dezembro de 2022 às 13h15min (por videoconferência) e tem como título: Desenvolvimento de nanofibras eletrofiadas à base de poli(ácido láctico) e polipirrol decoradas com nanopartículas de ouro para construção de sensores eletroquímicos para determinação de dopamina. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Daniela Brondani e coorientado pela Profa. Dra. Claudia Merlini.
Ana Carolina apresentou recentemente seu trabalho (PLA/PPy composite nanofibers by solution electrospinning for the development of electrochemical sensors), referente à dissertação de mestrado, pelo qual ganhou dois prêmios na XX Brazilian MRS Meeting (SBPMat), realizado de 25 a 29 de setembro de 2022. O primeiro prêmio foi por melhor apresentação oral em categoria – Eletrônica Orgânica, Fotônica e Bioeletrônica: Fundamentos, Aplicações e Tecnologias Emergentes e o segundo prêmio foi o ACS Publications Prizes, que seleciona as melhores contribuições estudantis de todo o evento, sendo cinco pôsteres e cinco apresentações orais.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: O uso de sensores eletroquímicos impressos se popularizou nos últimos anos, uma vez que estes dispositivos miniaturizados permitem análises rápidas e in loco. Os sensores podem ser produzidos por serigrafia, uma técnica de impressão simples, econômica e versátil, a qual consiste na aplicação de uma tinta condutora através de uma máscara contendo o desenho dos eletrodos. A fim de aprimorar o desempenho analítico do sensor, nanomateriais são utilizados como modificadores. As nanofibras poliméricas (NFs), em especial, possuem considerável área de superfície específica, de modo a facilitar processos de transferência de carga e permitir ligações e interações com outras substâncias em sua superfície. As propriedades das NFs podem ser alteradas de acordo com os parâmetros de solução e de processo de eletrofiação via solução. Neste sentido, NFs à base de poli(ácido láctico) (PLA) e polipirrol (PPy) foram eletrofiadas diretamente sobre eletrodos impressos à base de carbono (SPCE) produzidos em laboratório. A morfologia das NFs foi investigada de acordo com a concentração volumétrica de PLA e a tensão aplicada na eletrofiação. Análises por voltametria de pulso diferencial (DPV) com dopamina (DA) em solução tampão fosfato de sódio permitiram avaliar as propriedades dos SPCE/NFs e determinar o mais promissor. A porcentagem mássica de PPy foi investigada, sendo 10% (m/v) considerada ótima (PLA10PPy.DBSA), uma vez que aumentou a corrente de pico de oxidação (Ipa) da DA em duas vezes em comparação ao SPCE. Para aprimorar o desempenho eletroquímico, nanopartículas de ouro (NPs-Au) foram adsorvidas na superfície do SPCE/PLA10PPy.DBSA, o que permitiu aumentar Ipa da DA em quatro vezes em relação ao SPCE. Além disso, foi observado uma diminuição da resistência à transferência de carga (Rct) e da separação entre os potenciais de pico (?E_p), indicando atividade eletrocatalítica das NPs-Au para a oxidação da DA e maior reversibilidade do processo. Como prova de conceito, o SPCE/PLA10PPy.DBSA-Au foi avaliado para a determinação de DA em amostra de urina simulada, apresentando faixa linear de trabalho entre 2,5 e 50 µmol L-1 (R2 = 0,9987), LOD de 0,69 µmol L-1 e LOQ de 2,28 µmol L-1. O sensor desenvolvido é seletivo para DA na presença de ácido úrico e ácido ascórbico, apresenta reprodutibilidade (desvio padrão relativo de 7,13%) e estabilidade por pelo menos 6 semanas.
Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Brondani
Coorientadora: Profa. Dra. Claudia Merlini
Laboratório(s): B112 – Laboratório de Transformações e Materiais Avançados (LTMA)
B113 – Laboratório de Química Analítica e Físico-Química (LABQA)
B020 – Laboratório de Microscopia e Análise Estrutural (LAMAE)
Laboratório de Materiais (LabMat) – UFSC Florianópolis
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)