(Português do Brasil) Professoras do PPGNPMat são contempladas com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq

16/03/2023 14:22

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Campus de Blumenau foi contemplado com duas bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) na Chamada Pública CNPq nº 09/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo que ambas docentes contempladas, Profa. Dra. Claudia Merlini e Profa. Dra Larissa Nardini Carli, fazem parte do quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) e são docentes do curso de Engenharia de Materiais do Campus. O objetivo da chamada é valorizar os pesquisadores que possuem produção científica de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivando, através da concessão de bolsas de estudos, o aumento da produção científica e o desenvolvimento de projetores inovadores.

A chamada prevê uma série de rigorosas exigências, avaliando a relevância, originalidade e caráter inovador da contribuição científica do proponente ao longo da carreira, com ênfase nos últimos 5 anos, além do mérito do projeto de pesquisa, bem como a contribuição na formação de recursos humanos, atuação em cursos de graduação e pós-graduação, cooperação com grupos de pesquisas ou instituições nacionais e internacionais e realização de outras atividades voltadas à gestão científica.

A contemplação nesse edital é um reconhecimento das pesquisas desenvolvidas pelas professoras, ambas pesquisadoras de destaque na área de Materiais Poliméricos, demonstrando o alto nível dos trabalhos científicos realizados em nosso Campus. Essas bolsas também favorecem positivamente a avaliação dos cursos de graduação e programas de pós-graduação e auxiliam na captação de recursos para a pesquisa.

O Projeto contemplado pela Profa. Dra. Claudia Merlini, intitulado “Nanofibras poliméricas funcionais para aplicações biomédicas”, conta com a participação de 5 doutorandos, 4 mestrandos e 5 alunos de graduação, além de outros professores que colaboram a nível nacional e internacional, com destaque para a colaboração com o Laboratório de Materiais Poliméricos do Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, França. Nesse projeto, o objetivo é desenvolver materiais inovadores para aplicações biomédicas, utilizados em máscaras faciais, no tratamento de queimaduras e feridas, reparo de órgãos, como nervos e regeneração óssea, propondo diversas soluções em potencial para os desafios atuais no campo biomédico. De acordo com a Profa. Claudia “As nanofibras poliméricas eletrofiadas apresentam diversas propriedades que são importantes para essas aplicações, como elevada área de superfície, porosidade e flexibilidade estrutural. Além disso, podem apresentam alguma semelhança às estruturas hierárquicas de tecidos biológicos naturais e serem funcionalizadas com diferentes nanopartículas, para conferir propriedades específicas, como por exemplo, atividade antibacteriana”.

A Profa. Dra. Larissa Nardini Carli foi contemplada com o projeto “Materiais híbridos à base de quitosana/magnetita/nanopartículas de prata para aplicações ambientais”, que conta com a participação de quatro estudantes de graduação e um estudante de mestrado, além da colaboração com pesquisadores da UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com a Profa. Larissa, “a obtenção de materiais híbridos à base de um polímero natural contendo nanopartículas de prata, com elevada capacidade de adsorção e degradação de poluentes como corantes e fármacos, bem como inativação/eliminação de microrganismos, pode resultar em um dispositivo versátil, de fácil obtenção e aplicação. A associação destes materiais a nanopartículas de magnetita é outra abordagem promissora, pois permite recuperar os materiais após sua aplicação em sistemas de tratamento através da aplicação de um campo magnético externo”.

O desenvolvimento dos projetos além de possibilitar o desenvolvimento de inovação nas respectivas áreas, publicações científicas, também contribui para a formação de recursos humanos e integração entre alunos de Graduação e Pós-Graduação. Essa iniciativa é importante visando introduzir jovens pesquisadores na pesquisa científica, bem como, melhor prepará-los para a atuação no mercado de trabalho.