(Português do Brasil) Entrega da Versão Final da Dissertação na BU

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Depósito na BU dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora:

A Dissertação deverá ser redigida em língua portuguesa, de acordo com as normas de informação e de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vigentes e atendendo aos procedimentos para elaboração e depósito estabelecidos pela Câmara de Pós-Graduação e pela Biblioteca Universitária da UFSC:

A versão final aprovada da Dissertação deverá ser, obrigatoriamente, depositada na Biblioteca Universitária da UFSC, exclusivamente em formato digital, dentro do prazo estipulado pela banca examinadora na Defesa.

Esse prazo é determinado considerando o Regimento do PPGNPMat ao qual o(a) discente está vinculado e estará disponível na ata da defesa:
a) se for ao Regimento Interno – 2021: o prazo é de 90 dias
b)
se for ao Regimento Interno – 2019 pode variar entre 30, 60 ou 90 dias a depender da quantidade de correções solicitadas pela banca.

Para a entrega de dissertações na BU devem ser realizados os seguintes passos, exatamente nesta ordem:

1. Formatar a versão final do trabalho (tese/dissertação): usar o modelo disponibilizado pela BU, incluir a ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos e a página para as assinaturas digitais. Para trabalhos em outros idiomas, verifique se é necessário o resumo expandido, conforme o Artigo 62 da Resolução Normativa n. 154/2021/CUN.
  2. Salvar o trabalho no formato PDF/A diretamente no editor de texto (Word, LibreOffice Writer, etc.) ou converter o PDF em PDF/A.
  3. Coletar as assinaturas digitais: carregar o arquivo PDF/A no Assin@UFSC e enviar o link para assinatura pelo(a) orientador(a) e pela coordenação do programa de pós-graduação.
  4. Enviar o arquivo PDF/A assinado para a BU: preencher o formulário no Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexar o arquivo, enviar e aguardar a verificação pela BU. Atente-se aos e-mails enviados pela BU (inclusive na caixa de spam) sobre a conclusão ou não do recebimento do seu trabalho.

*Passo-a-passo elaborado pela BU.

Estes passos estão explicados detalhadamente no Manual para entrega de teses e dissertações na BU/UFSC (LEIA ATENTAMENTE)

Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo, mas foi indeferido. O que devo fazer?

Se o discente submete a dissertação dentro do prazo estabelecido na Biblioteca Universitária, mas pelo não cumprimento de alguma regra*, tem essa submissão indeferida, o Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) envia um e-mail ao(à) aluno(a) explicando os motivos do indeferimento. Nesse caso, o(a) estudante deve realizar as correções solicitadas pela Biblioteca e submeter o trabalho novamente.

IMPORTANTE: a submissão de dissertações na biblioteca funciona por meio de chamados no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca. Assim, quando você realizar as correções deve responder ao e-mail de indeferimento que recebeu para que a sua solicitação fique no mesmo chamado. Não abra novo chamado no PAI da BU, pois isso é entendido pelo sistema como uma nova solicitação.

*leia as orientações disponíveis no Manual para entrega de teses e dissertações na BU/UFSC para evitar que isso aconteça

Não Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo. O que devo fazer?

A Resolução Normativa Nº 154/2021/CUn que dispõe sobre a Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina, é taxativa :

A versão definitiva do trabalho de conclusão de curso, levando em consideração as recomendações da banca examinadora, deverá ser depositada na Biblioteca Universitária da UFSC em até 90 (noventa) dias após a data da defesa.”   (para os alunos vinculados Regimento 2021, para os que estão vinculados ao Regimento 2019 vale o prazo definido pela banca: 30, 60 ou 90 dias)

Entretanto, a mesma Resolução define:

Excepcionalidades eventuais que prejudiquem a entrega da versão definitiva da Dissertação, dentro do prazo estabelecido deverão ser decididas pelo Colegiado Delegado.

Assim, caso o(a) discente tenha uma justificativa excepcional para que o envio não tenha ocorrido no prazo deve:

Em seguida, o pedido do(a) discente será analisado em Reunião do Colegiado Delegado do Programa e, se deferido, será encaminhado pela Secretaria do Programa em formulário próprio para a Coordenadoria de Acompanhamento de Programas (CAP) que alterará o prazo no sistema.

Dúvidas?

Atendimento:

Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU)
E-mail: teses@contato.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-4571