(Português do Brasil) Reuniões e o Quórum dos Colegiados

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

SOBRE AS REUNIÕES E O QUÓRUM DOS COLEGIADOS

De acordo com o Regimento Geral da UFSC, os  Órgãos Colegiados da universidade funcionarão com a presença da maioria de seus membros (metade + 1).  

Colegiado Pleno do PPGNPMAT é composto por:

  • 12 professores permanentes (01 em afastamento*);
  • 01 Chefe de Departamento (CEE);
  • 02 Representantes Discentes.

Quórum: 14/2 = 7+1 = 8

Colegiado Delegado do PPGNPMAT é composto por:

  • 01 – o(a) Coordenador do PPG;
  • 01 – o(a) Suboordenador do PPG;
  • 04 professores permanentes (02 por linha de pesquisa);
  • 02 representantes discentes (01  por linha de pesquisa);

Quórum: 8/2 +1 = 5

As reuniões dos Órgãos Deliberativos serão convocadas por escrito ou por meio eletrônico pelo seu Presidente, por iniciativa própria ou atendendo a pedido de, pelo menos, 1/3 (um terço) de seus membros, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, mencionando-se o assunto que deve ser tratado, salvo se for considerado secreto, a juízo do Presidente.

Perderá o mandato aquele que, sem causa justificada, faltar a mais de três reuniões consecutivas ou a seis alternadas do Colegiado, ou tiver sofrido penalidade por infração incompatível com a dignidade da vida universitária. O comparecimento às reuniões dos Órgãos Deliberativos é obrigatório e preferencial em relação a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa ou extensão na Universidade.

Na falta ou impedimento do Presidente ou de seu substituto legal, a Presidência será exercida:  pelo membro mais antigo no magistério da Universidade,  ou, em igualdade de condições, pelo mais idoso.

As reuniões compreendem uma parte de expediente, destinada à discussão e aprovação da ata e a comunicações, e outra, à ordem do dia, na qual são considerados os assuntos da pauta. Mediante consulta ao plenário, por iniciativa própria ou a requerimento, pode o Presidente inverter a ordem dos trabalhos ou suspender a parte de comunicações, bem como dar preferência ou atribuir urgência a determinados assuntos, dentre os constantes da pauta.  O regime de urgência impede a concessão de vista, a não ser exame do processo no recinto do plenário e no decorrer da própria reunião.

Para cada assunto constante da pauta, há uma fase de discussão e outra de votação, procedendo-se, em ambas, de acordo com a praxe seguida na condução dos trabalhos dos Órgãos Deliberativos. As decisões dos Órgãos Deliberativos são tomadas pelo voto da maioria dos membros presentes, ressalvadas as disposições em contrário. A votação é simbólica, nominal ou secreta, adotando-se a primeira forma sempre que uma das duas outras não seja requerida nem esteja expressamente prevista.  Além do voto comum, tem os Presidentes dos Órgãos Deliberativos, nos casos de empate, o voto de qualidade. Nenhum membro de Órgão Deliberativo pode votar nas deliberações que, diretamente, digam respeito a seus interesses particulares, de seu cônjuge, descendentes, ascendentes ou colaterais, estes até o 3º grau.  Ressalvados os impedimentos legais, nenhum membro dos Órgãos Deliberativos pode recusar-se a votar.

*Em consulta, a PROPG informou, em 06 de agosto de 2024, por e-mail, que por similaridade ao que adotam outros órgãos, devem ser excluídos da contagem para o quórum os membros que se encontrarem afastados, licenciados ou em gozo de férias, bem como as vagas não ocupadas.  Destacando-se, em função disso, a importância de registro em ata, das ausências justificadas e dos motivos, de forma que fique  esclarecida a variação do quórum.

Resoluções pertinentes aos Colegiados
  • Resolução Normativa nº184/2023/CUn –  permite a participação dos professores voluntários nos órgãos colegiados, conferindo-lhes o direito de expressar suas opiniões, mas não a voto.