Programação 7º Ciclo de Palestras do PPGNPMat

09/10/2023 10:19

A Coordenação tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir ao 7º Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat). Nesta 7ª edição, o Ciclo de Palestras do PPGNPMat não será condensado ao longo de uma única semana, conforme os palestrantes forem confirmando suas presenças de acordo com a respectiva disponibilidade de cada um, vamos atualizando a programação neste post.

Acompanhe a programação:

*

*

*

*

*
Abrindo o 7º Ciclo de Palestras após o adiamento da estreia devido às condições metereológicas, o Prof. Dr. Ivan H. Bechtold palestrará sobre o “A revolução dos dispositivos eletrônicos baseados em semicondutores orgânicos” na sexta-feira, 27 de outubro, às 18h, no auditório da UFSC Blumenau (B125).
A eletrônica orgânica está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia e está revolucionando o mercado com dispositivos capazes de executar funcionalidades impensáveis com os semicondutores inorgânicos convencionais. Entre eles destacam-se os dispositivos extremamente finos, curvos e flexíveis, transparentes e inclusive estiráveis. Nesta palestra serão abordados os aspectos mais relevantes desta nova classe de dispositivos baseados em semicondutores orgânicos. Bem como, discutida a sua aplicação em dispositivos orgânicos emissores de luz (OLEDs), fotovoltaicos orgânicos (OPVs), transistores orgânicos (OFETs) e sensores. Por fim, serão apresentados alguns dos trabalhos relacionados a este tema e que estão em desenvolvimento no Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotópicos (LOOSA).

Em virtude do mau tempo em Blumenau e o nível do Rio Itajaí-Açu, o PPGNPMat adiou a estreia do 7º Ciclo de Palestras, em breve divulgaremos nova data para a palestra do Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado.
No segundo encontro do 7º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado palestrará sobre o “Pericromismo em nanomateriais obtidos por eletrofiação: Conceitos e aplicações” na quinta-feira, 16 de novembro, às 18h30min, no auditório da UFSC Blumenau (B125).
Diversas classes de corantes têm sido classicamente utilizadas na investigação da polaridade de solventes orgânicos puros. Esses corantes recebem a denominação de sondas solvatocrômicas. De uma maneira bastante simples, essas sondas apresentam cores diferentes ao serem colocadas em diferentes solventes orgânicos puros. Algumas dessas sondas são também fluorescentes e as cores relacionadas com a emissão e/ou intensidade de emissão podem variar se a polaridade do solvente é alterada. Ao longo das últimas décadas, a versatilidade desses compostos passou a ser explorada no estudo de diversos meios, como micelas, polímeros, misturas de solventes, líquidos iônicos, receptores e no desenvolvimento de diversos dispositivos ópticos para aplicações no monitoramento de analitos e em portas lógicas moleculares. Por causa disso, aqueles corantes passaram a receber uma denominação mais geral de sondas pericrômicas. Assim, na palestra serão apresentados os conceitos fundamentais relativos ao pericromismo, relacionando-os aos interesses de pesquisas de nosso grupo de pesquisas. Serão apresentados trabalhos que tratam do desenho de corantes pericrômicos para o estudo de solventes orgânicos puros e misturas de solventes. Também serão apresentados exemplos do uso desses sistemas para a montagem de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de portas lógicas moleculares. Alguns desses sistemas têm sido ancorados em matrizes poliméricas e recentemente nosso grupo tem utilizado a técnica de eletrofiação para a obtenção de membranas. Esses sistemas têm sido considerados bastante promissores no desenvolvimento de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de novos materiais com aplicações em lógica molecular.

No terceiro e último encontro do 7º Ciclo de Palestras, a Profa. Dra. Ana Sofia Clímaco Monteiro D’Oliveira palestrará sobre o “Materiais estratégicos para proteção de componentes mecânicos” na quarta-feira, 29 de novembro, às 18h, remotamente pela sala do PPGNPMat na plataforma Conferência Web – RNP.
O processamento de revestimentos protetores em componentes mecânicos permite ampliar a vida útil e operar em condições mais competitivas com maior eficiência. Neste contexto a técnica de deposição por Plasma com arco transferido (PTA) traz contribuições importantes tanto pela qualidade superior dos materiais metálicos depositados como pela possibilidade de customização de materiais. A otimização da união entre materiais dissimilares (metal/metal, metal/MMC ou metal/intermetálico) com consequente aumento de desempenho e vida útil de componentes mecânicos traz avanços significativos para uma manufatura sustentável.
As principais características dos materiais depositados por PTA são discutidas, destacando o impacto do material de adição (ligas atomizadas ou misturas de pós) e diluição na estrutura de solidificação e características dos revestimentos soldados. A versatilidade da deposição de materiais dissimilares é ampliada quando se customizam materiais, por ajustes na composição química ou recorrendo a síntese in-situ, isto é durante a deposição de misturas de pós. Análise de depósitos de superligas de Ni ou de Co e intermetálicos NiAl ou FeAl mostram a importância estratégica de se conhecerem os fundamentos de materiais para melhor controlar as propriedades de revestimentos soldados de materiais metálicos e intermetálicos. Extrapolando a estratégia de processamento utilizando síntese in-situ de ligas de silicetos de nióbio se avalia o impacto do controle da atmosfera de deposição evitando oxidação precoce dos materiais processados. O potencial da deposição por PTA na fabricação de materiais metálicos por manufatura aditiva é apresentada e discutida no espectro das tecnologias disponíveis.

Toda pessoa é bem-vinda e não é necessário fazer inscrição, basta comparecer para prestigiar o evento e ao final será disponibilizada uma lista de presença para o preenchimento dos dados para certificação de participação, podendo ser aproveitada como Atividade Acadêmico Científico Cultural (AACC).