Entrega da Versão Final da Dissertação na BU

Depósito na BU dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora:

A Dissertação deverá ser redigida em língua portuguesa, de acordo com as normas de informação e de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vigentes e atendendo aos procedimentos para elaboração e depósito estabelecidos pela Câmara de Pós-Graduação e pela Biblioteca Universitária da UFSC:

A versão final aprovada da Dissertação deverá ser, obrigatoriamente, depositada na Biblioteca Universitária da UFSC, exclusivamente em formato digital, dentro do prazo estipulado pela banca examinadora na Defesa.

Esse prazo é determinado considerando o Regimento do PPGNPMat ao qual o(a) discente está vinculado e estará disponível na ata da defesa:
a) se for ao Regimento Interno – 2021: o prazo é de 90 dias
b)
se for ao Regimento Interno – 2019 pode variar entre 30, 60 ou 90 dias a depender da quantidade de correções solicitadas pela banca.

Para a entrega de dissertações na BU devem ser realizados os seguintes passos, exatamente nesta ordem:

1. Formatar a versão final do trabalho (tese/dissertação): usar o modelo disponibilizado pela BU, incluir a ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos e a página para as assinaturas digitais. Para trabalhos em outros idiomas, verifique se é necessário o resumo expandido, conforme o Artigo 62 da Resolução Normativa n. 154/2021/CUN.
  2. Salvar o trabalho no formato PDF/A diretamente no editor de texto (Word, LibreOffice Writer, etc.) ou converter o PDF em PDF/A.
  3. Coletar as assinaturas digitais: carregar o arquivo PDF/A no Assin@UFSC e enviar o link para assinatura pelo(a) orientador(a) e pela coordenação do programa de pós-graduação.
  4. Enviar o arquivo PDF/A assinado para a BU: preencher o formulário no Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexar o arquivo, enviar e aguardar a verificação pela BU. Atente-se aos e-mails enviados pela BU (inclusive na caixa de spam) sobre a conclusão ou não do recebimento do seu trabalho.

*Passo-a-passo elaborado pela BU.

Estes passos estão explicados detalhadamente no Manual para entrega de teses e dissertações na BU/UFSC (LEIA ATENTAMENTE)

Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo, mas foi indeferido. O que devo fazer?

Se o discente submete a dissertação dentro do prazo estabelecido na Biblioteca Universitária, mas pelo não cumprimento de alguma regra*, tem essa submissão indeferida, o Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) envia um e-mail ao(à) aluno(a) explicando os motivos do indeferimento. Nesse caso, o(a) estudante deve realizar as correções solicitadas pela Biblioteca e submeter o trabalho novamente.

IMPORTANTE: a submissão de dissertações na biblioteca funciona por meio de chamados no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca. Assim, quando você realizar as correções deve responder ao e-mail de indeferimento que recebeu para que a sua solicitação fique no mesmo chamado. Não abra novo chamado no PAI da BU, pois isso é entendido pelo sistema como uma nova solicitação.

*leia as orientações disponíveis no Manual para entrega de teses e dissertações na BU/UFSC para evitar que isso aconteça

Não Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo. O que devo fazer?

A Resolução Normativa Nº 154/2021/CUn que dispõe sobre a Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina, é taxativa :

A versão definitiva do trabalho de conclusão de curso, levando em consideração as recomendações da banca examinadora, deverá ser depositada na Biblioteca Universitária da UFSC em até 90 (noventa) dias após a data da defesa.”   (para os alunos vinculados Regimento 2021, para os que estão vinculados ao Regimento 2019 vale o prazo definido pela banca: 30, 60 ou 90 dias)

Entretanto, a mesma Resolução define:

Excepcionalidades eventuais que prejudiquem a entrega da versão definitiva da Dissertação, dentro do prazo estabelecido deverão ser decididas pelo Colegiado Delegado.

Assim, caso o(a) discente tenha uma justificativa excepcional para que o envio não tenha ocorrido no prazo deve:

Em seguida, o pedido do(a) discente será analisado em Reunião do Colegiado Delegado do Programa e, se deferido, será encaminhado pela Secretaria do Programa em formulário próprio para a Coordenadoria de Acompanhamento de Programas (CAP) que alterará o prazo no sistema.

Dúvidas?

Atendimento:

Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU)
E-mail: teses@contato.ufsc.br