Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) iniciou suas atividades em 05 de agosto de 2019. Sua criação foi motivada pela demanda por formação especializada, oriunda de instituições de ensino superior e do mercado de trabalho. Destacam-se aqui indústrias, institutos de pesquisa, laboratórios e empresas que necessitam de profissionais com capacidade de estudar e desenvolver novos processos e transformações, materiais avançados, métodos de análise e caracterização.

O Programa possui uma área de concentração: Nanociência, Processos e Materiais Avançados, e duas linhas de pesquisa: i. Materiais, Processos e Transformações; ii. Nanociência e Nanotecnologia.

Estas linhas de pesquisa visam ampliar as discussões e a compreensão do conhecimento na interface entre Física, Química, Engenharia dos Materiais e demais áreas correlatas, de modo a propiciar a formação de profissionais com perfil diferenciado e altamente qualificados.

O programa conta atualmente com a participação de 13 docentes permanentes, todos doutores, que desenvolvem projetos de pesquisa nas linhas de pesquisa do programa. A multi- e interdisciplinaridade presente nos projetos de pesquisa dos docentes envolvidos permite a realização de pesquisas na fronteira do conhecimento, o que pode proporcionar avanços científicos e tecnológicos importantes para os setores de energia, têxtil, metal-mecânica, papel e celulose, polímeros, biomedicina, biotecnologia, farmacêutica e ambiental.