Projeto de pesquisa de professor do PPGNPMat é contemplado na chamada Universal do CNPq

20/10/2023 23:54

O Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini teve seu projeto “Modificação de polímeros sintéticos e naturais: caracterização e aplicações em sistemas ativos/inteligentes” aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 e receberá R$ 105.000,00 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Faixa A – Grupos Emergentes.
Além Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini, outros seis doutores do quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) fazem parte do projeto: Profa. Dra. Daniela Brondani, Prof. Dr. Eduardo Zapp, Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani, Profa. Dra. Larissa Nardini Carli, Profa. Dra. Lidiane Meier e Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior. O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.
O projeto é da área de Polímeros, Aplicações e busca a funcionalização de polímeros sintéticos e naturais a partir de modificações com grupos que respondam a estímulos externos e que diminuam a citotoxicidade de alguns polímeros. Serão empregadas estratégias de modificação da PEI com diferentes açúcares (lactose, manose, maltose) e ou com aminoácidos (cisteína, arginina, histidina), visando a redução de sua citotoxicidade para o desenvolvimento de vetores não virais. Ainda, será realizada a modificação da quitosana e da etil hidroxietil celulose (EHEC) com aminoácidos, ácidos carboxílicos e sondas ópticas (antocianinas, bases de Schiff) para a utilização em embalagens inteligentes e (bio)sensores, visando respostas mais específicas e sensíveis. Tem início em 23 de novembro de 2023 e duração de 36 meses.