Professoras do PPGNPMat são contempladas com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq

16/03/2023 14:22

O Campus de Blumenau foi contemplado com duas bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) na Chamada Pública CNPq nº 09/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo que ambas docentes contempladas, Profa. Dra. Claudia Merlini e Profa. Dra Larissa Nardini Carli, fazem parte do quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) e são docentes do curso de Engenharia de Materiais do Campus. O objetivo da chamada é valorizar os pesquisadores que possuem produção científica de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivando, através da concessão de bolsas de estudos, o aumento da produção científica e o desenvolvimento de projetores inovadores.

A chamada prevê uma série de rigorosas exigências, avaliando a relevância, originalidade e caráter inovador da contribuição científica do proponente ao longo da carreira, com ênfase nos últimos 5 anos, além do mérito do projeto de pesquisa, bem como a contribuição na formação de recursos humanos, atuação em cursos de graduação e pós-graduação, cooperação com grupos de pesquisas ou instituições nacionais e internacionais e realização de outras atividades voltadas à gestão científica.

A contemplação nesse edital é um reconhecimento das pesquisas desenvolvidas pelas professoras, ambas pesquisadoras de destaque na área de Materiais Poliméricos, demonstrando o alto nível dos trabalhos científicos realizados em nosso Campus. Essas bolsas também favorecem positivamente a avaliação dos cursos de graduação e programas de pós-graduação e auxiliam na captação de recursos para a pesquisa.

O Projeto contemplado pela Profa. Dra. Claudia Merlini, intitulado “Nanofibras poliméricas funcionais para aplicações biomédicas”, conta com a participação de 5 doutorandos, 4 mestrandos e 5 alunos de graduação, além de outros professores que colaboram a nível nacional e internacional, com destaque para a colaboração com o Laboratório de Materiais Poliméricos do Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, França. Nesse projeto, o objetivo é desenvolver materiais inovadores para aplicações biomédicas, utilizados em máscaras faciais, no tratamento de queimaduras e feridas, reparo de órgãos, como nervos e regeneração óssea, propondo diversas soluções em potencial para os desafios atuais no campo biomédico. De acordo com a Profa. Claudia “As nanofibras poliméricas eletrofiadas apresentam diversas propriedades que são importantes para essas aplicações, como elevada área de superfície, porosidade e flexibilidade estrutural. Além disso, podem apresentam alguma semelhança às estruturas hierárquicas de tecidos biológicos naturais e serem funcionalizadas com diferentes nanopartículas, para conferir propriedades específicas, como por exemplo, atividade antibacteriana”.

A Profa. Dra. Larissa Nardini Carli foi contemplada com o projeto “Materiais híbridos à base de quitosana/magnetita/nanopartículas de prata para aplicações ambientais”, que conta com a participação de quatro estudantes de graduação e um estudante de mestrado, além da colaboração com pesquisadores da UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com a Profa. Larissa, “a obtenção de materiais híbridos à base de um polímero natural contendo nanopartículas de prata, com elevada capacidade de adsorção e degradação de poluentes como corantes e fármacos, bem como inativação/eliminação de microrganismos, pode resultar em um dispositivo versátil, de fácil obtenção e aplicação. A associação destes materiais a nanopartículas de magnetita é outra abordagem promissora, pois permite recuperar os materiais após sua aplicação em sistemas de tratamento através da aplicação de um campo magnético externo”.

O desenvolvimento dos projetos além de possibilitar o desenvolvimento de inovação nas respectivas áreas, publicações científicas, também contribui para a formação de recursos humanos e integração entre alunos de Graduação e Pós-Graduação. Essa iniciativa é importante visando introduzir jovens pesquisadores na pesquisa científica, bem como, melhor prepará-los para a atuação no mercado de trabalho.