O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Eventos

abr
27
qui
2023
DEFESA: Pirazolinas como potenciais agentes anti-alzheimer: DFT, acoplamento molecular, inibição enzimática e estudos farmacocinéticos @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A108
abr 27@09:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Valkiria Machado, realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 27 de abril de 2023 às 9h na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A108 e tem como título: Pirazolinas como potenciais agentes anti-alzheimer: DFT, acoplamento molecular, inibição enzimática e estudos farmacocinéticos. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira.

A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Valkiria será composta pelos seguintes membros: Aldo Sena de Oliveira (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) e Lidiane Meier (UFSC) como membros internos; Alfredo Alberto Muxel (UFSC) como membro externo; Daniela Brondani (UFSC) e Lara Fernandes dos Santos Lavelli (UFSC) como membros suplentes internos.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada pela perda de memória de forma irreversível e progressiva, que acarreta diminuição do desempenho das tarefas diárias e reduz a fala, habilidades e percepção visual, culminando em demência total. No Brasil, a prevalência de demência varia de 1,6%, entre as pessoas com idade entre 65 a 69 anos e 38,9%, naqueles com mais de 84 anos. A maior parte dos medicamentos disponíveis para o tratamento de DA são inibidores da acetilcolinesterase (AChE), o que faz com que essa enzima seja um alvo molecular validado. Já que os atuais medicamentos para o tratamento da DA apresentam efeitos adversos em demasia, torna-se urgente a busca por novos fármacos. Neste contexto, investigou-se o perfil anticolinesterásico de uma série de 18 pirazolinas as quais apresentaram efeitos inibitórios contra a AChE com valores de IC50 variando entre 0,052 e 1,947 µM. Investigações in vitro da inibição da AChE mostraram alta correlação com estudos de docagem molecular, especialmente para a função de pontuação ChemPLP (r2= 0,9901). Foram aplicados estudos DFT, que mostraram uma correlação entre os resultados da inibição enzimática e a energia do orbital HOMO-1, que são consistentes com os dados da literatura. Adicionalmente, foram investigadas as propriedades físico-químicas, o perfil ADMET e a permeabilidade de membrana (PAMPA) das pirazolinas. Os resultados encorajam o uso do composto 2b (1-(5-([1,1′-bifenil]-4-il)-3-(2-nitrofenil)-4,5-dihidro- 1H-pirazol-1-il)etanona) em estudos moleculares de otimização que podem resultar em compostos promissores no desenvolvimento de fármacos com propriedades anticolinesterásicas que possam ser utilizadas no tratamento da DA.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

Laboratório(s): 

maio
30
ter
2023
DEFESA: Estudos in silico e investigação da atividade biológica de tiossemicarbazonas como potenciais agentes tripanocida @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A208
maio 30@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Heitor Ribeiro Abreu, realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 30 de maio de 2023 às 13h30min na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A208 e tem como título: Estudos in silico e investigação da atividade biológica de tiossemicarbazonas como potenciais agentes tripanocida. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira e coorientado pela Profª. Dra. Lidiane Meier.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Heitor será composta pelos seguintes membros: Aldo Sena de Oliveira (UFSC) como Presidente da banca; Daniela Brondani (UFSC) e Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) como membros internos; Renata Azevedo Balaguez (IFSC Gaspar) como membro externo; e Eduardo Zapp (UFSC) como membro suplente interno.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A doença de Chagas (DC) é uma doença considerada tropical negligenciada, causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi (T. cruzi) e geralmente se manifesta em regiões mais vulneráveis e subdesenvolvidas, a exemplo do Brasil. O tratamento quimioterápico da DC é baseado em dois principais fármacos: o benznidazol (Bz), que muitas vezes é suspenso em decorrência dos graves efeitos adversos e sua baixa eficiência na fase crônica e o nifurtimox(Nfx) que atualmente está em desuso no Brasil. Nesse sentido, a busca de fármacos mais efetivos do ponto de vista terapêutico e que apresentem menores efeitos adversos se torna uma necessidade. Assim, as tiossemicarbazonas (TSCs) se apresentam como compostos interessantes no estudo de potenciais candidatos para o tratamento da DC. Neste trabalho, foi escolhido como alvo biológico a enzima cruzaína, principal protease do T. cruzi, que está relacionada ao seu desenvolvimento, nutrição, invasão de células do hospedeiro, como antígeno imunodominante e ativação de caspases para morte celular programada, sendo considerada fundamental para a sua sobrevivência. Para isso,16 compostos de TSCs, já sintetizados e previamente publicados foram submetidas a análises de modelagem molecular in silico e a testes fenotípicos quanto à atividade tripanocida e citotóxica. Todas os compostos apresentaram IC50 menores que 0,800µM na inibição da cruzaína, com destaque para os compostos H7, H10 e H11 (IC50 0,306, 0,512 e 0,412 µM respectivamente), os quais também, obtiveram maior perfil inibitório avaliado pela docagem, devido a presença do anel benzênico adicional, que favorece o aumento da lipofilicidade, aumento da atividade metabólica e do perfil farmacocinético, característico dos inibidores da cruzaína. Da mesma forma, esses compostos H7, H10 e H11 foram os mais ativo na inibição do T. cruzi com valores de IC50 de 1,96, 2,85 e 2,15 µM respectivamente. Os dados de modelagem molecular foram comparados aos experimentos in vitro, sendo a função ChemPLP representativa para o conjunto de dados tanto da cinética enzimática (R2= 0,9805) quanto dos ensaios fenotípicos (R2= 0,6418). Além disto, os compostos mais ativos na inibição enzimática também tiveram maior atividade tripanocida, validando a hipótese de que o mecanismo possa estar relacionado à inibição da enzima cruzaína. Nos ensaios farmacocinéticos e previsão farmacodinâmica, as TSCs tiveram resultados similares aos fármacos de referência (Bz e Nfx) e, com exceção dos compostos H3 e H15, todas demonstraram bons perfis de segurança em células de fibroblatos (HFF-1); De forma geral, as TSCs apresentaram atividade in silico e in vitro promissora contra o T. cruzi e podem ser considerados protótipos moleculares para o desenvolvimento de novos fármacos com propriedades antiparasitárias. Palavras chaves: Doença de chagas, Tiossemicarbazonas, Docagem molecular, ADMET, T. cruzi.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

Laboratório(s): Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) – USP.

ago
1
ter
2023
DEFESA: Síntese, caracterização e funcionalização de CQDs com nitrogênio e enxofre para aplicação em nanocompósitos poliméricos @WebConferência UFSC
ago 1@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Inara Facin Stefanello, realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 01 de agosto de 2023 às 13h30min por vídeo conferência e tem como título: Síntese, caracterização e funcionalização de CQDs com nitrogênio e enxofre para aplicação em nanocompósitos poliméricos. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Zapp e coorientado pela Profª. Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Inara será composta pelos seguintes membros: Eduardo Zapp (UFSC) como Presidente da banca; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) e Larissa Nardi Carli (UFSC) como membros internos; Elie Albert Moujaes (UNIR) como membro externo; Johnny de Nardi Martins (UFSC) como membro suplente interno e Claudio Michel Poffo (UFSC) como membro suplente externo.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: 

Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Zapp
Coorientadora: 
Profª. Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli

Laboratório(s): 

out
16
seg
2023
DEFESA: Bioincorporação covalente de nanopartículas de quitosana contendo óleo essencial de eucalipto e lavanda em tecidos de algodão @Sala A102 - Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A
out 16@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Fernanda Cristina da Rosa realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 16 de outubro de 2023 às 13h30min na sala A102, na sede Acadêmica da UFSC Blumenau e tem como título: Bioincorporação covalente de nanopartículas de quitosana contendo óleo essencial de eucalipto e lavanda em tecidos de algodão. O trabalho é orientado pela Profª. Dra. Larissa Nardini Carli e coorientado pela Profª. Dra. Patrícia Bulegon Brondani.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Fernanda será composta pelos seguintes membros: Larissa Nardini Carli (UFSC) como Presidente da banca; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) e Johnny de Nardi Martins (UFSC) como membros internos; Andrea Cristiane Krause Bierhalz (UFSC) como membro externo; Lidiane Meier (UFSC) como membro suplente interno e Catia Rosana Lange de Aguiar (UFSC) como membro suplente externo.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: O algodão é uma das fibras mais utilizadas no setor têxtil e, como fibra natural, está propícia ao desenvolvimento de microorganismos. Visando resolver esse problema e conceder novas propriedades a esse produto, a funcionalização superficial da fibra pode ser realizada. O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma nova metodologia para a funcionalização superficial de fibra de algodão, realizando a biooxidação catalisada por lacases seguida da incorporação covalente das nanopartículas de quitosana contendo óleo essencial de eucalipto ou lavanda, para obtenção de tecidos com propriedades antibacterianas. O processo de biooxidação da celulose foi otimizado considerando o tipo de lacase e o tipo de mediador empregados, assim como as condições de póstratamento. Através dos ensaios de tingimento e análises de FTIR, constatouse que as condições ótimas consistem no sistema empregando lacase de Pleurotus ostreatus, TEMPO como mediador e, um póstratamento com solução 1 mol/L de NaOH. As nanopartículas foram sintetizadas através do método de emulsificação óleoemágua seguida de gelificação iônica. A caracterização das nanopartículas confirmou a formação de nanopartículas esféricas com diâmetros em torno de 20 nm e a presença do óleo essencial de lavanda (OEL, 12,54%) ou de óleo essencial de eucalipto (OEE, 31,17%) no seu interior. As nanopartículas de quitosana foram então incorporadas ao tecido biooxidado através da reação dos grupamentos NH2 da quitosana aos grupamentos COOH da celulose oxidada, gerando uma ligação covalente. As caracterizações do tecido modificado indicaram que a oxidação empregando lacase foi realizada com sucesso. O ensaio antibacteriano com E. coli e S. aureus demonstrou uma redução no crescimento bacteriano dos tecidos funcionalizados com as nanopartículas de quitosana pura e contendo óleos essenciais, em comparação com a amostra controle. Além disso, o tecido modificado foi estável a, pelo menos, 5 lavagens, mostrando a efetividade da ligação das nanopartículas na superfície da fibra. Portanto, o presente trabalho desenvolveu uma metodologia branda e efetiva para biofuncionalização de fibra de algodão com nanopartículas de quitosana.

Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia

Orientadora: Profª. Dra. Larissa Nardini Carli
Coorientadora: 
Profª. Dra. Patrícia Bulegon Brondani

Laboratório(s): Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis
Laboratório de Análises de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LABCAL) – UFSC Florianópolis.

out
26
qui
2023
DEFESA: Blendas de Poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF) com Poliuretano Termoplástico (TPU) reticulado dinamicamente com amina @Sala C103 - Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco C
out 26@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente João Victor Mesquita Salustiano realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 26 de outubro de 2023 às 13h30min na sala C103, na sede administrativa da UFSC Blumenau e tem como título: Blendas de Poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF) com Poliuretano Termoplástico (TPU) reticulado dinamicamente com amina. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Johnny de Nardi Martins.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando João Victor será composta pelos seguintes membros: Johnny de Nardi Martins (UFSC) como Presidente da banca; Claudia Merlini (UFSC) e Larissa Nardini Carli (UFSC) como membros internos; Leonardo Bresciani Canto (UFSCar) como membro externo; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) como membro suplente interno e Claudio Michel Poffo (UFSC) como membro suplente externo.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: O Poliuretano Termoplástico (TPU) possui resistência à abrasão, ótimas propriedades mecânicas, como alongamento na ruptura e ductilidade, e facilidade de processamento. Inúmeras possibilidades podem surgir com a união e modificação desses materiais. Este trabalho de pesquisa aborda a produção e análise de blendas de Poli(fluoreto de Vinilideno) com Poliuretano Termoplástico (TPU) modificado com Hexametilenodiamina. O objetivo principal desta pesquisa é entender como a modificação dinâmica do TPU com Hexametilenodiamina afeta as propriedades de uma blenda com PVDF. Foi produzida uma blenda PVDF/TPU modificado com Hexametilenodiamina em um misturador interno. Foram utilizadas as proporções de 60/40 massa dos polímeros em 60 g, com concentração de diamina de 0,1,2 e 4% em relação ao TPU. As propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas desses materiais foram avaliadas, assim como a eficácia da modificação do TPU. Os principais resultados encontrados foram que a adição de amina na blenda aumenta a rigidez do material, e que há diferenças significativas nas propriedades térmicas e mecânicas entre as blendas com diferentes concentrações de amina. Mudanças visíveis ocorreram no material, com os resultados obtidos foi possível observar a modificação efetiva da blenda e sua variação de características com a diferença em relação à concentração de amina. Estes resultados têm implicações significativas para a aplicação da blenda em vários segmentos, incluindo a fabricação de membranas para filtração, separação de gases, tratamento de água e purificação de produtos químicos, bem como aplicações médicas e industriais.

Linha de pesquisa: Materiais, processos e transformações

Orientador: Prof. Dr. Johnny de Nardi Martins

Laboratório(s): Laboratório de Polímero e Compósitos (POLICOM) – UFSC Florianópolis
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)
B018 – Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) – UFSC Blumenau

nov
23
qui
2023
DEFESA: Efeito da temperatura na formação de estruturas auto-organizadas baseadas em pontos quânticos de carbono @Sala B103 - Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco B
nov 23@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Renan Moura Rodrigues realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 23 de novembro de 2023 às 13h30min na sala B103, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e tem como título: Efeito da temperatura na formação de estruturas auto-organizadas baseadas em pontos quânticos de carbono. O trabalho é orientado pela Profa. Dra. Lara Fernandes Dos Santos Lavelli.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Renan será composta pelos seguintes membros: Lara Fernandes Dos Santos Lavelli (UFSC) como Presidente da banca; Nara Rubiano Da Silva (UFSC) como membro interno; Elie Albert Moujaes (UNIR) e Claudio Michel Poffo (UFSC) como membros externos; Larissa Nardini Carli (UFSC) como membro suplente.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A temperatura é um parâmetro que promove implicações nas características morfológicas e propriedades ópticas das estruturas auto-organizadas (SA, do inglês Self-Assembled). Essas características são dependentes de mecanismos correlacionados à temperatura como à dinâmica de evaporação, fluxos convectivos, processos difusivos e interações interpartículas. Conhecer os efeitos da temperatura na auto-organização possibilita realizar nesse processo ajustes, assim como na morfologia e propriedades ópticas das estruturas SA. No processo induzido por evaporação, a auto-organização ocorre na transição de fase líquido-vapor de um solvente com componentes coloidais sobre um substrato sólido. As estruturas SA são formadas por elementos discretos como nanopartículas, partículas, moléculas, entre outros componentes, por meio de processos entálpicos, entrópicos e interações entre seus componentes. Apesar de alguns estudos relatarem a auto-organização de pontos quânticos de carbono (C-dots), há lacunas no que diz respeito ao efeito da temperatura na formação dessas estruturas. A presente pesquisa visa identificar esses efeitos e suas implicações na formação, nas características morfológicas e propriedades ópticas das estruturas SA baseadas em C-dots, de modo a compor uma análise desses efeitos e fornecer uma explicação para essas características e propriedades influenciadas pela temperatura no processo de auto-organização. As estruturas foram obtidas pela auto-organização de C-dots, devido ao seu baixo custo, fácil obtenção, suas propriedades ópticas e biocompatibilidade, proporcionando grande potencial de aplicações como em células solares e diodos emissores de luz. Os C-dots foram obtidos por síntese eletroquímica com eletrodos de grafite ultrapuros em solução de água destilada deionizada. As caracterizações dos C-dots foram realizadas por microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrofotometria no ultravioleta-visível (UV-Vis) e espectroscopia de fotoluminescência (PL). Os C-dots se revelaram fortes emissores de fotoluminescência. A auto-organização causada por evaporação ocorreu a partir das deposições dos C-dots dispersos em solução úmida sobre substratos de silício submetidos às temperaturas fixas de 2º C, 5 ºC, 8 ºC, 11 ºC, 14 ºC, 17 ºC e 20 °C . As características morfológicas, topográficas e propriedades ópticas averiguadas por meio da caracterização sistemática das estruturas SA, por microscopia óptica e de fluorescência, micro-PL, perfilometria óptica e dimensionamento fractal por método Box-counting, forneceram a identificação e configuração de três regimes de localização com evaporação não fluida: (I) regime de baixa temperatura, com fluxo predominante de Marangoni, estruturas fornecendo distribuições de modo assimétrico pelo substrato; (II) regime de temperatura próximo ao ponto de orvalho, com predomínio de processos difusivos que induzem a estruturas distribuídas assimetricamente; (III) regime de temperatura ambiente, com predominantemente efeito “anel de café”, formando estruturas em distribuição simétrica. Esses regimes configuram estruturas peculiares de padrões característicos, como agregação por difusão limitada, fractais do tipo rio e do tipo cruz, bastões, pressas e filmes. Desse modo, tais regimes permitem ajustar a morfologia e as propriedades ópticas das estruturas, sendo promessas para aplicação na auto-organização de estruturas baseadas em C-dots.

Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia

Orientador: Profa. Dra. Lara Fernandes Dos Santos Lavelli

Laboratório(s): B011 – Laboratório de Química Orgânica (LABQO)
B019  Laboratório de Nanoestruturas Optoeletrônicas (LabNanO)
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME)
B020 – Laboratório de Microscopia e Análise Estrutural (LAMAE)
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)
Laboratório Multiusuário de Pesquisas Físicas (LAMPEF) – UFSC Florianópolis

dez
20
qua
2023
DEFESA: Desenho racional e triagem virtual de bases de Schiff derivadas de isatina como potenciais fármacos inibidores da acetilcolinesterase, para o tratamento da doença de Alzheimer @Sala A103 - Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A
dez 20@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Igor Vinicius de França realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 20 de dezembro de 2023 às 14h00min na sala A103, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e tem como título: Desenho racional e triagem virtual de bases de Schiff derivadas de isatina como potenciais fármacos inibidores da acetilcolinesterase, para o tratamento da doença de Alzheimer. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Igor será composta pelos seguintes membros: José Wilmo da Cruz Júnior (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) como membro interno; Douglas Henrique Fockink (UFPR) e Lucas dos Santos Mello (University of Heidelberg) como membros externos; Daniela Brondani (UFSC) e Paulo José de Sousa Maia (UFRJ) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que, na maioria dos casos, leva o paciente à estágios de demência. Seu tratamento atual é limitado, ineficiente e repleto de efeitos adversos. Faz-se necessária a busca por novos fármacos que possam atuar de forma mais efetiva na inibição da enzima acetilcolinesterase, principal alvo terapêutico da doença de Alzheimer, bem como minimizar os efeitos adversos referentes ao seu uso. Para tal, as bases de Schiff apresentam-se como uma classe de moléculas conhecidas por suas aplicações biológicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo principal o estudo de bases de Schiff derivadas de isatina como potenciais fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer via inibição da acetilcolinesterase. Para tal, realizou-se o desenho racional de 90 novas bases de Schiff, e à estas moléculas aplicou-se triagem virtual. Os compostos foram avaliados por diversas metodologias in silico, incluindo experimentos ADMET e estudos de docking molecular. Dados de Absorção, Distribuição Metabolismo e Excreção (ADME) foram analisados, bem como os parâmetros de druglikeness. A maioria das moléculas atendeu aos critérios de druglikeness, apesar de algumas transgressões à estas regras. A toxicidade teórica foi considerada relativamente baixa, e a solubilidade em água variou de moderada a alta. Os estudos de docking molecular evidenciaram a interação das bases de Schiff com os aminoácidos tirosina e triptofano, indicando a importância dos elétrons p das bases de Schiff para as ligações não covalentes no sítio ativo da acetilcolinesterase. Com base nos resultados obtidos nestes ensaios, foram sintetizadas e caracterizadas 32 bases de Schiff para estudos in vitro da inibição da acetilcolinesterase. Os resultados in vitro de IC50 demonstraram atividade inibitória na ordem de 100 nM para alguns dos compostos, indicando promissores candidatos a fármacos. As bases de Schiff mais ativas in silico e in vitro foram os compostos derivados de 4,4?-diaminodifenilmetano, devido suas formas de interação não covalentes com o sitio ativo da enzima. A formação de base de Schiff desta diamina com 5-cloro-isatina gerou um composto que possui atividade de inibição ótima e propriedades farmacocinéticas adequadas para sua atuação em sistema biológico. Entende-se que este é um trabalho inovador em muito sentidos, pois cruza dados teóricos e experimentais, bem como explora moléculas ainda não estudadas na busca de fármacos para a doença de Alzheimer. Este trabalho oferece contribuições para o campo da química medicinal, fornecendo novos potenciais candidatos a fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer, abrindo possibilidades para aplicações futuras em outras áreas de química farmacêutica.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior

Laboratório(s): Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação (LSARCC) – UFSC Blumenau;
Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (LAMRMN) – UFSC Florianópolis.

fev
16
sex
2024
DEFESA: Síntese, Caracterização e Aplicações de Bases de Schiff Poliméricas @Sala A102 - Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A
fev 16@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Nathalia Biazotto Sá realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 16 de fevereiro de 2024 às 14h00min na sala A102, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e também será transmitido ao vivo pela plataforma ConferênciaWeb – RNP. O trabalho tem como título: Síntese, Caracterização e Aplicações de Bases de Schiff Poliméricas e é orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Nathalia será composta pelos seguintes membros: José Wilmo da Cruz Júnior (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) como membro interno; Paulo José de Sousa Maia (UFRJ) e Eduardo Guilherme Cividini Neiva (FURB) como membros externos; Eduardo Zapp (UFSC) e Vanessa do Nascimento (UFF) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A inovação no desenvolvimento de materiais poliméricos surge como uma resposta promissora para a remediação da poluição de águas por metais potencialmente tóxicos, oferecendo soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis. Nesse sentido, o uso de Bases de Schiff (BS) tem sido de suma importância, pois potencializam as propriedades bioativas, bem como amplia o poder quelante de polímeros, atuando como um ligante capaz de se coordenar com as espécies de íons metálicos. Ao modificar quimicamente a quitosana por condensação nas frações desacetiladas, que contém os grupos amino, com aldeídos, obtém-se BS poliméricas. A quelação dessas BS poliméricas com íons metálicos oferece muitas aplicações, por exemplo, como catalisadores heterogêneos, na detecção de íons metálicos em ambientes aquáticos e biológicos, bem como na modificação de eletrodos com aplicações eletroanalíticas. Devido a potencialidade que esse campo de pesquisa possui, o presente trabalho visa a síntese e caracterização de BS poliméricas para detecção de íons metálicos a partir da modificação de quitosana com isatina e derivados. As BS de quitosana com isatina (QI) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível, espectroscopia vibracional na região do infravermelho, ressonância magnética nuclear de hidrogênio, além de análise termogravimétrica e microscopia eletrônica de varredura que confirmaram a modificação do polímero, revelaram a presença de tautômeros em solução, bem como aspectos morfológicos interessantes que podem contribuir na detecção de íons. Por titulação espectrofométrica no UV-Vis, as QI foram testadas frente a metais potencialmente tóxicos, no qual demonstraram sensibilidade na detecção de íons Fe3+ e Pb2+ com limites de detecção baixos (3 – 7 µmol L-1). Ainda, foi possível identificar que os mecanismos de interação com esses metais são diferentes, no qual foram propostos modelos com base nas observações experimentais e comparação com a literatura.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior

Laboratório(s): B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE);
Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (LAMRMN) – UFSC Florianópolis.

fev
20
ter
2024
DEFESA: Síntese e investigação biológica de selenetos derivados do carvacrol como potenciais agentes para o tratamento da doença de Alzheimer @WebConferência UFSC
fev 20@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Majory Christina Garcia Mendes Schuler realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 20 de fevereiro de 2024 às 14h00min via plataforma ConferênciaWeb – RNP, na sala de videoconferências do PPGNPMat. O trabalho tem como título: Síntese e investigação biológica de selenetos derivados do carvacrol como potenciais agentes para o tratamento da doença de Alzheimer e é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira, atualmente em licença.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Majory será composta pelos seguintes membros: Vanessa Nascimento (UFF) como Presidente da banca; Lidiane Meier (UFSC) e Eduardo Zapp (UFSC) como membros internos; Patrick Nobre (UFF) como membro externo; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) e Thiago Jacobsen Peglow (UFF) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: 

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

Laboratório(s): 

mar
1
sex
2024
DEFESA: Polímero molecularmente impresso eletrossintetizado sobre eletrodo serigrafado de carbono para determinação eletroquímica de paracetamol em águas @WebConferência UFSC
mar 1@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Thaynara Dannehl Hoppe realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 01 de março de 2024 às 14h00min via plataforma ConferênciaWeb – RNP, na sala de videoconferências do PPGNPMat. O trabalho tem como título: Polímero molecularmente impresso eletrossintetizado sobre eletrodo serigrafado de carbono para determinação eletroquímica de paracetamol em águas e é orientado pela Profa. Dra. Daniela Brondani.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Thaynara será composta pelos seguintes membros: Daniela Brondani (UFSC) como Presidente da banca; José Wilmo da Cruz Junior (UFSC) como membro interno; Karen Wohnrath (UEPG) e Edson Roberto Santana (UFSC) como membros externos; Lidiane Meier (UFSC) e Gláucio Régis Nagurniak (UFSC) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: O acetaminofeno, conhecido popularmente por paracetamol (PAR), é um dos medicamentos analgésicos e antipiréticos mais utilizados no mundo. Uma alta dose (overdose) pode torná-lo tóxico para o corpo humano e levar a danos no fígado e nos rins. O alto consumo de PAR pela população também contribui para o lançamento deste medicamento no meio ambiente, tendo em vista que 9% do composto é excretado pelo corpo. Os tratamentos convencionais de água e efluentes não são adequados para a completa eliminação do PAR, que é encontrado em baixas concentrações em águas superficiais, sendo necessário o emprego de tecnologias adequadas para sua detecção e quantificação. Nos últimos anos, diversos materiais têm sido investigados para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos altamente seletivos e sensíveis para determinação de diversas espécies químicas, incluindo contaminantes emergentes. Dentro deste contexto, o presente trabalho descreve a produção de eletrodos serigrafados de carbono (SPEs ? screen-printed electrodes) e sua modificação com filme de polímero molecularmente impresso (MIP) para determinação de PAR. Os SPEs foram produzidos em laboratório, investigando-se diferentes formulações de tinta de carbono, sendo a formulação otimizada composta por 30% de grafite em pó, 30% de grafite expandido (SEFG ? surface enhanced flake graphite) e 40% de resina alquídica (verniz vitral). Para a produção do MIP por eletropolimerização, foram investigados quatro monômeros funcionais, sendo eles: ácido para-aminobenzóico, ácido cafeico, L-metionina e vermelho de metila. Os dois monômeros selecionados (ácido cafeico e L-metionina) foram eletropolimerizados sobre os SPEs em solução tampão fosfato (pH 7,0) na ausência e na presença da molécula molde de PAR, obtendo-se os sensores com filme polimérico não impresso (NIP) e com filme polimérico impresso molecularmente (MIP), respectivamente. Caracterizações morfológicas e físico-químicas foram realizadas com o sensor-MIP, o sensor-NIP e o SPE não modificado. Vários parâmetros experimentais foram otimizados para a produção do sensor-MIP e sua aplicação na determinação de PAR, empregando voltametria de onda quadrada (SWV). Sob condições otimizadas, foram construídas curvas de calibração para o PAR, empregando o SPE não modificado, o sensor-NIP e o sensor-MIP, obtendo-se limites de detecção de 4,4×10-6; 2,7×10-6 e 5,0×10-8 mol L-1, respectivamente. O sensor-MIP foi avaliado quanto a sua reprodutibilidade, estabilidade, seletividade e reutilização. O sensor-MIP apresentou alta seletividade e sensibilidade na determinação de PAR em matriz aquosa, quando comparado ao sensor NIP e SPE não modificado, indicando potencialidade de aplicação. Em vista disso, o sensor-MIP foi empregado no estudo de recuperação e na análise quantitativa de PAR em amostras de águas fortificadas, apresentando baixo erro relativo (inferior a 10%).

Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia

Orientador: Profa. Dra. Daniela Brondani

Laboratório(s): Laboratório de Eletroquímica, Eletroanalítica e Sensores (LAEES);
Laboratório de Química Analítica e Físico-Química da UFSC – Campus Blumenau;
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) da UFSC – Campus Florianópolis