Eventos
- Categorias
-
tags
aço aço inoxidável algodão alzheimer ambiental bioatividade Ciclo de Palestras corrosão degradação desenvolvimento tecnológico docking eletrofiação engenharia de materiais evento fisica inovação investigação Materiais Mestrado Nanociência nanotecnologia palestra pesquisa polímeros ppgnpmat qualificação química química farmacêutica quimica forense química orgânica saneamento ufsc blumenau
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
O discente João Victor Mesquita Salustiano realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 26 de outubro de 2023 às 13h30min na sala C103, na sede administrativa da UFSC Blumenau e tem como título: Blendas de Poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF) com Poliuretano Termoplástico (TPU) reticulado dinamicamente com amina. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Johnny de Nardi Martins.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando João Victor será composta pelos seguintes membros: Johnny de Nardi Martins (UFSC) como Presidente da banca; Claudia Merlini (UFSC) e Larissa Nardini Carli (UFSC) como membros internos; Leonardo Bresciani Canto (UFSCar) como membro externo; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) como membro suplente interno e Claudio Michel Poffo (UFSC) como membro suplente externo.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: O Poliuretano Termoplástico (TPU) possui resistência à abrasão, ótimas propriedades mecânicas, como alongamento na ruptura e ductilidade, e facilidade de processamento. Inúmeras possibilidades podem surgir com a união e modificação desses materiais. Este trabalho de pesquisa aborda a produção e análise de blendas de Poli(fluoreto de Vinilideno) com Poliuretano Termoplástico (TPU) modificado com Hexametilenodiamina. O objetivo principal desta pesquisa é entender como a modificação dinâmica do TPU com Hexametilenodiamina afeta as propriedades de uma blenda com PVDF. Foi produzida uma blenda PVDF/TPU modificado com Hexametilenodiamina em um misturador interno. Foram utilizadas as proporções de 60/40 massa dos polímeros em 60 g, com concentração de diamina de 0,1,2 e 4% em relação ao TPU. As propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas desses materiais foram avaliadas, assim como a eficácia da modificação do TPU. Os principais resultados encontrados foram que a adição de amina na blenda aumenta a rigidez do material, e que há diferenças significativas nas propriedades térmicas e mecânicas entre as blendas com diferentes concentrações de amina. Mudanças visíveis ocorreram no material, com os resultados obtidos foi possível observar a modificação efetiva da blenda e sua variação de características com a diferença em relação à concentração de amina. Estes resultados têm implicações significativas para a aplicação da blenda em vários segmentos, incluindo a fabricação de membranas para filtração, separação de gases, tratamento de água e purificação de produtos químicos, bem como aplicações médicas e industriais.
Linha de pesquisa: Materiais, processos e transformações
Orientador: Prof. Dr. Johnny de Nardi Martins
Laboratório(s): Laboratório de Polímero e Compósitos (POLICOM) – UFSC Florianópolis
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)
B018 – Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) – UFSC Blumenau
O Prof. Dr. Ivan H. Bechtold palestrará no auditório da UFSC Blumenau (B125) sobre “A revolução dos dispositivos eletrônicos baseados em semicondutores orgânicos” na sexta-feira, 27 de outubro às 18h.
A eletrônica orgânica está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia e está revolucionando o mercado com dispositivos capazes de executar funcionalidades impensáveis com os semicondutores inorgânicos convencionais. Entre eles destacam-se os dispositivos extremamente finos, curvos e flexíveis, transparentes e inclusive estiráveis. Nesta palestra serão abordados os aspectos mais relevantes desta nova classe de dispositivos baseados em semicondutores orgânicos. Bem como, discutida a sua aplicação em dispositivos orgânicos emissores de luz (OLEDs), fotovoltaicos orgânicos (OPVs), transistores orgânicos (OFETs) e sensores. Por fim, serão apresentados alguns dos trabalhos relacionados a este tema e que estão em desenvolvimento no Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotópicos (LOOSA).
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
O Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado palestrará sobre o “Pericromismo em nanomateriais obtidos por eletrofiação: Conceitos e aplicações” na quinta-feira, 16 de novembro, às 18h30min, no auditório da UFSC Blumenau (B125).
Diversas classes de corantes têm sido classicamente utilizadas na investigação da polaridade de solventes orgânicos puros. Esses corantes recebem a denominação de sondas solvatocrômicas. De uma maneira bastante simples, essas sondas apresentam cores diferentes ao serem colocadas em diferentes solventes orgânicos puros. Algumas dessas sondas são também fluorescentes e as cores relacionadas com a emissão e/ou intensidade de emissão podem variar se a polaridade do solvente é alterada. Ao longo das últimas décadas, a versatilidade desses compostos passou a ser explorada no estudo de diversos meios, como micelas, polímeros, misturas de solventes, líquidos iônicos, receptores e no desenvolvimento de diversos dispositivos ópticos para aplicações no monitoramento de analitos e em portas lógicas moleculares. Por causa disso, aqueles corantes passaram a receber uma denominação mais geral de sondas pericrômicas. Assim, na palestra serão apresentados os conceitos fundamentais relativos ao pericromismo, relacionando-os aos interesses de pesquisas de nosso grupo de pesquisas. Serão apresentados trabalhos que tratam do desenho de corantes pericrômicos para o estudo de solventes orgânicos puros e misturas de solventes. Também serão apresentados exemplos do uso desses sistemas para a montagem de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de portas lógicas moleculares. Alguns desses sistemas têm sido ancorados em matrizes poliméricas e recentemente nosso grupo tem utilizado a técnica de eletrofiação para a obtenção de membranas. Esses sistemas têm sido considerados bastante promissores no desenvolvimento de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de novos materiais com aplicações em lógica molecular.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
O discente Renan Moura Rodrigues realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 23 de novembro de 2023 às 13h30min na sala B103, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e tem como título: Efeito da temperatura na formação de estruturas auto-organizadas baseadas em pontos quânticos de carbono. O trabalho é orientado pela Profa. Dra. Lara Fernandes Dos Santos Lavelli.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Renan será composta pelos seguintes membros: Lara Fernandes Dos Santos Lavelli (UFSC) como Presidente da banca; Nara Rubiano Da Silva (UFSC) como membro interno; Elie Albert Moujaes (UNIR) e Claudio Michel Poffo (UFSC) como membros externos; Larissa Nardini Carli (UFSC) como membro suplente.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: A temperatura é um parâmetro que promove implicações nas características morfológicas e propriedades ópticas das estruturas auto-organizadas (SA, do inglês Self-Assembled). Essas características são dependentes de mecanismos correlacionados à temperatura como à dinâmica de evaporação, fluxos convectivos, processos difusivos e interações interpartículas. Conhecer os efeitos da temperatura na auto-organização possibilita realizar nesse processo ajustes, assim como na morfologia e propriedades ópticas das estruturas SA. No processo induzido por evaporação, a auto-organização ocorre na transição de fase líquido-vapor de um solvente com componentes coloidais sobre um substrato sólido. As estruturas SA são formadas por elementos discretos como nanopartículas, partículas, moléculas, entre outros componentes, por meio de processos entálpicos, entrópicos e interações entre seus componentes. Apesar de alguns estudos relatarem a auto-organização de pontos quânticos de carbono (C-dots), há lacunas no que diz respeito ao efeito da temperatura na formação dessas estruturas. A presente pesquisa visa identificar esses efeitos e suas implicações na formação, nas características morfológicas e propriedades ópticas das estruturas SA baseadas em C-dots, de modo a compor uma análise desses efeitos e fornecer uma explicação para essas características e propriedades influenciadas pela temperatura no processo de auto-organização. As estruturas foram obtidas pela auto-organização de C-dots, devido ao seu baixo custo, fácil obtenção, suas propriedades ópticas e biocompatibilidade, proporcionando grande potencial de aplicações como em células solares e diodos emissores de luz. Os C-dots foram obtidos por síntese eletroquímica com eletrodos de grafite ultrapuros em solução de água destilada deionizada. As caracterizações dos C-dots foram realizadas por microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrofotometria no ultravioleta-visível (UV-Vis) e espectroscopia de fotoluminescência (PL). Os C-dots se revelaram fortes emissores de fotoluminescência. A auto-organização causada por evaporação ocorreu a partir das deposições dos C-dots dispersos em solução úmida sobre substratos de silício submetidos às temperaturas fixas de 2º C, 5 ºC, 8 ºC, 11 ºC, 14 ºC, 17 ºC e 20 °C . As características morfológicas, topográficas e propriedades ópticas averiguadas por meio da caracterização sistemática das estruturas SA, por microscopia óptica e de fluorescência, micro-PL, perfilometria óptica e dimensionamento fractal por método Box-counting, forneceram a identificação e configuração de três regimes de localização com evaporação não fluida: (I) regime de baixa temperatura, com fluxo predominante de Marangoni, estruturas fornecendo distribuições de modo assimétrico pelo substrato; (II) regime de temperatura próximo ao ponto de orvalho, com predomínio de processos difusivos que induzem a estruturas distribuídas assimetricamente; (III) regime de temperatura ambiente, com predominantemente efeito “anel de café”, formando estruturas em distribuição simétrica. Esses regimes configuram estruturas peculiares de padrões característicos, como agregação por difusão limitada, fractais do tipo rio e do tipo cruz, bastões, pressas e filmes. Desse modo, tais regimes permitem ajustar a morfologia e as propriedades ópticas das estruturas, sendo promessas para aplicação na auto-organização de estruturas baseadas em C-dots.
Linha de pesquisa: Nanociência e Nanotecnologia
Orientador: Profa. Dra. Lara Fernandes Dos Santos Lavelli
Laboratório(s): B011 – Laboratório de Química Orgânica (LABQO)
B019 – Laboratório de Nanoestruturas Optoeletrônicas (LabNanO)
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME)
B020 – Laboratório de Microscopia e Análise Estrutural (LAMAE)
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)
Laboratório Multiusuário de Pesquisas Físicas (LAMPEF) – UFSC Florianópolis
Profa. Dra. Ana Sofia Clímaco Monteiro D’Oliveira palestrará sobre o “Materiais estratégicos para proteção de componentes mecânicos” na quarta-feira, 29 de novembro, às 18h, remotamente pela plataforma sala do PPGNPMat na plataforma Conferência Web – RNP.
O processamento de revestimentos protetores em componentes mecânicos permite ampliar a vida útil e operar em condições mais competitivas com maior eficiência. Neste contexto a técnica de deposição por Plasma com arco transferido (PTA) traz contribuições importantes tanto pela qualidade superior dos materiais metálicos depositados como pela possibilidade de customização de materiais. A otimização da união entre materiais dissimilares (metal/metal, metal/MMC ou metal/intermetálico) com consequente aumento de desempenho e vida útil de componentes mecânicos traz avanços significativos para uma manufatura sustentável.
As principais características dos materiais depositados por PTA são discutidas, destacando o impacto do material de adição (ligas atomizadas ou misturas de pós) e diluição na estrutura de solidificação e características dos revestimentos soldados. A versatilidade da deposição de materiais dissimilares é ampliada quando se customizam materiais, por ajustes na composição química ou recorrendo a síntese in-situ, isto é durante a deposição de misturas de pós. Análise de depósitos de superligas de Ni ou de Co e intermetálicos NiAl ou FeAl mostram a importância estratégica de se conhecerem os fundamentos de materiais para melhor controlar as propriedades de revestimentos soldados de materiais metálicos e intermetálicos. Extrapolando a estratégia de processamento utilizando síntese in-situ de ligas de silicetos de nióbio se avalia o impacto do controle da atmosfera de deposição evitando oxidação precoce dos materiais processados. O potencial da deposição por PTA na fabricação de materiais metálicos por manufatura aditiva é apresentada e discutida no espectro das tecnologias disponíveis.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
O discente Igor Vinicius de França realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 20 de dezembro de 2023 às 14h00min na sala A103, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e tem como título: Desenho racional e triagem virtual de bases de Schiff derivadas de isatina como potenciais fármacos inibidores da acetilcolinesterase, para o tratamento da doença de Alzheimer. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Igor será composta pelos seguintes membros: José Wilmo da Cruz Júnior (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) como membro interno; Douglas Henrique Fockink (UFPR) e Lucas dos Santos Mello (University of Heidelberg) como membros externos; Daniela Brondani (UFSC) e Paulo José de Sousa Maia (UFRJ) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que, na maioria dos casos, leva o paciente à estágios de demência. Seu tratamento atual é limitado, ineficiente e repleto de efeitos adversos. Faz-se necessária a busca por novos fármacos que possam atuar de forma mais efetiva na inibição da enzima acetilcolinesterase, principal alvo terapêutico da doença de Alzheimer, bem como minimizar os efeitos adversos referentes ao seu uso. Para tal, as bases de Schiff apresentam-se como uma classe de moléculas conhecidas por suas aplicações biológicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo principal o estudo de bases de Schiff derivadas de isatina como potenciais fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer via inibição da acetilcolinesterase. Para tal, realizou-se o desenho racional de 90 novas bases de Schiff, e à estas moléculas aplicou-se triagem virtual. Os compostos foram avaliados por diversas metodologias in silico, incluindo experimentos ADMET e estudos de docking molecular. Dados de Absorção, Distribuição Metabolismo e Excreção (ADME) foram analisados, bem como os parâmetros de druglikeness. A maioria das moléculas atendeu aos critérios de druglikeness, apesar de algumas transgressões à estas regras. A toxicidade teórica foi considerada relativamente baixa, e a solubilidade em água variou de moderada a alta. Os estudos de docking molecular evidenciaram a interação das bases de Schiff com os aminoácidos tirosina e triptofano, indicando a importância dos elétrons p das bases de Schiff para as ligações não covalentes no sítio ativo da acetilcolinesterase. Com base nos resultados obtidos nestes ensaios, foram sintetizadas e caracterizadas 32 bases de Schiff para estudos in vitro da inibição da acetilcolinesterase. Os resultados in vitro de IC50 demonstraram atividade inibitória na ordem de 100 nM para alguns dos compostos, indicando promissores candidatos a fármacos. As bases de Schiff mais ativas in silico e in vitro foram os compostos derivados de 4,4?-diaminodifenilmetano, devido suas formas de interação não covalentes com o sitio ativo da enzima. A formação de base de Schiff desta diamina com 5-cloro-isatina gerou um composto que possui atividade de inibição ótima e propriedades farmacocinéticas adequadas para sua atuação em sistema biológico. Entende-se que este é um trabalho inovador em muito sentidos, pois cruza dados teóricos e experimentais, bem como explora moléculas ainda não estudadas na busca de fármacos para a doença de Alzheimer. Este trabalho oferece contribuições para o campo da química medicinal, fornecendo novos potenciais candidatos a fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer, abrindo possibilidades para aplicações futuras em outras áreas de química farmacêutica.
Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações
Orientador: Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior
Laboratório(s): Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação (LSARCC) – UFSC Blumenau;
Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (LAMRMN) – UFSC Florianópolis.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
A discente Nathalia Biazotto Sá realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 16 de fevereiro de 2024 às 14h00min na sala A102, na sede acadêmica da UFSC Blumenau e também será transmitido ao vivo pela plataforma ConferênciaWeb – RNP. O trabalho tem como título: Síntese, Caracterização e Aplicações de Bases de Schiff Poliméricas e é orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Nathalia será composta pelos seguintes membros: José Wilmo da Cruz Júnior (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) como membro interno; Paulo José de Sousa Maia (UFRJ) e Eduardo Guilherme Cividini Neiva (FURB) como membros externos; Eduardo Zapp (UFSC) e Vanessa do Nascimento (UFF) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: A inovação no desenvolvimento de materiais poliméricos surge como uma resposta promissora para a remediação da poluição de águas por metais potencialmente tóxicos, oferecendo soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis. Nesse sentido, o uso de Bases de Schiff (BS) tem sido de suma importância, pois potencializam as propriedades bioativas, bem como amplia o poder quelante de polímeros, atuando como um ligante capaz de se coordenar com as espécies de íons metálicos. Ao modificar quimicamente a quitosana por condensação nas frações desacetiladas, que contém os grupos amino, com aldeídos, obtém-se BS poliméricas. A quelação dessas BS poliméricas com íons metálicos oferece muitas aplicações, por exemplo, como catalisadores heterogêneos, na detecção de íons metálicos em ambientes aquáticos e biológicos, bem como na modificação de eletrodos com aplicações eletroanalíticas. Devido a potencialidade que esse campo de pesquisa possui, o presente trabalho visa a síntese e caracterização de BS poliméricas para detecção de íons metálicos a partir da modificação de quitosana com isatina e derivados. As BS de quitosana com isatina (QI) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível, espectroscopia vibracional na região do infravermelho, ressonância magnética nuclear de hidrogênio, além de análise termogravimétrica e microscopia eletrônica de varredura que confirmaram a modificação do polímero, revelaram a presença de tautômeros em solução, bem como aspectos morfológicos interessantes que podem contribuir na detecção de íons. Por titulação espectrofométrica no UV-Vis, as QI foram testadas frente a metais potencialmente tóxicos, no qual demonstraram sensibilidade na detecção de íons Fe3+ e Pb2+ com limites de detecção baixos (3 – 7 µmol L-1). Ainda, foi possível identificar que os mecanismos de interação com esses metais são diferentes, no qual foram propostos modelos com base nas observações experimentais e comparação com a literatura.
Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações
Orientador: Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior
Laboratório(s): B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE);
Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (LAMRMN) – UFSC Florianópolis.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
A discente Majory Christina Garcia Mendes Schuler realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 20 de fevereiro de 2024 às 14h00min via plataforma ConferênciaWeb – RNP, na sala de videoconferências do PPGNPMat. O trabalho tem como título: Síntese e investigação biológica de selenetos derivados do carvacrol como potenciais agentes para o tratamento da doença de Alzheimer e é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira, atualmente em licença.
A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Majory será composta pelos seguintes membros: Vanessa Nascimento (UFF) como Presidente da banca; Lidiane Meier (UFSC) e Eduardo Zapp (UFSC) como membros internos; Patrick Nobre (UFF) como membro externo; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) e Thiago Jacobsen Peglow (UFF) como membros suplentes interno e externo, respectivamente.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo:
Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações
Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira
Laboratório(s):
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
A mestranda Luiza Gabriela Schlüter realizará sua apresentação no dia 22 de fevereiro de 2024, às 09h00min, via plataforma ConferênciaWeb – RNP, na sala de videoconferências do PPGNPMat. A dissertação “Estudo da incorporação e liberação de complexos de quitosana/curcumina em hidrogéis de alginato/Carragenanas como veículos carreadores” é orientada pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini e coorientada pela Profa. Dra. Larissa Nardini Carli juntamente com o Prof. Dr. André Ricardo Fajardo (UFPel).
A Banca Examinadora será composta por Ismael Casagrande Bellettini (UFSC), como presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC), como membro interno; Alexandre Luis Parize (UFSC), como membro externo e Eduardo Zapp (UFSC), como membro suplente interno.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
O mestrando Duan Gabriel Muller realizará sua apresentação no dia 27 de fevereiro de 2024, às 14h00min, via plataforma ConferênciaWeb – RNP, na sala de videoconferências do PPGNPMat. A dissertação “Estudo e otimização de metodologia de bioalvejamento do algodão” é orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Zapp e coorientada pela Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani.
A Banca Examinadora será composta por Eduardo Zapp (UFSC), como presidente da banca; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC), como membro interno; Rita de Cassia Siqueira Curto Valle (UFSC) e Ana Paula Serafini Immich Boemo (UFSC), como membros externos e Lidiane Meier (UFSC), como membro suplente interno.