Eventos
- Categorias
-
tags
aço aço inoxidável algodão ambiental bioatividade Ciclo de Palestras corrosão degradação desenvolvimento tecnológico eletrofiação engenharia de materiais evento fisica inovação investigação Materiais Nanociência nanotecnologia palestra pesquisa polímeros ppgnpmat química quimica forense química orgânica saneamento ufsc blumenau
Para abrir os trabalhos do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Prof. Dr. Luís Antonio Pinheiro palestrará remotamente sobre a Degradação e Biodegradação de Polímeros na segunda-feira, 26 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os processos degradativos dos materiais poliméricos por conta de interações com agentes químicos e físicos, como radiação ultravioleta, temperatura, solventes, entre outros. Tais processos degradativos modificam a estrutura química do polímero, podendo acarretar redução ou incremento na massa molar e, com isso, alteração nas suas propriedades. Não obstante esse fato, muitas vezes a degradação é desejável e realizada de maneira controlada. Um exemplo disso são os aditivos pró-degradantes, empregados para gerar uma característica biodegradativa aos polímeros.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
No segundo dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Paulo César de Jesus palestrará no auditório da UFSC Blumenau (B125) sobre a Oxidação Química e Enzimática Aplicada na Degradação de Corantes na terça-feira, 27 de junho às 19h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os corantes, que fazem parte de uma classe de poluentes que quanto presente em efluentes, são perceptíveis aos olhos, além de serem carcinogênicos e xenobióticos. Eles têm sido muito utilizados pelas indústrias de diferentes segmentos como têxteis, alimentos, plásticos entre outras. Nas últimas décadas, vários métodos como oxidativos, biocatalíticos e de adsorção tem sido descrito na literatura para auxiliar na descoloração, degradação e mineralização desses corantes. O presente seminário tem como objetivo apresentar os trabalhos do grupo, que vem contribuindo com as pesquisas na área envolvendo a degradação de corantes, buscando métodos que podem minimizar o impacto que causam ao meio ambiente.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
No terceiro dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, a Prof. Dra. Profa. Dra. Laura Ximena Lovisa Oliveira palestrará remotamente sobre a Síntese, caracterização e avaliação das propriedades fotoluminescentes de materiais cerâmicos na quarta-feira, 28 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os materiais cerâmicos dopados com elementos de terras raras (TR) para aplicações ópticas têm recebido atenção crescente devido às propriedades de emissões específicas dos íons TR, que tornam esses materiais adequados para uso em diversos dispositivos ópticos. Dentro deste contexto, busca-se através de condições de síntese controlar e correlacionar aspectos morfológicos, estruturais e ópticos dos materiais sintetizados. Na apresentação, serão abordados os princípios básicos de fotoluminescência. Assim como, apresentaremos os resultados obtidos a partir de diferentes rotas químicas (hidrotermal assistido por micro-ondas, sonoquímica, spray pirólise) para produção de diversos tipos de classes de materiais cerâmicos (óxidos, indatos, tungstatos e molibdatos) avaliando as propriedades fotoluminescentes.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
Para fechar os trabalhos do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, a Profª. Dra. Lorena Raphael Rodrigues palestrará remotamente sobre a Vitrocerâmicas para aplicação em dispositivos eletrônicos e proteção balística: desafios e perspectivas na quinta-feira, 29 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre como tem sido crescente o uso de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, os quais requerem o uso de telas com boa resistência mecânica. Outra aplicação de relevância econômica que exige transparência aliada a boas propriedades mecânicas é a proteção balística. Uma alternativa potencial para tais aplicações é o uso de vitrocerâmicas transparentes, produzidas por meio da cristalização controlada de determinadas composições formadoras de vidros. Nesta palestra serão discutidas as vantagens do uso dessa classe de materiais em displays de
dispositivos eletrônicos e em proteção balística, as limitações no seu desenvolvimento e algumas perspectivas futuras.
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
O Prof. Dr. Ivan H. Bechtold palestrará no auditório da UFSC Blumenau (B125) sobre “A revolução dos dispositivos eletrônicos baseados em semicondutores orgânicos” na sexta-feira, 27 de outubro às 18h.
A eletrônica orgânica está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia e está revolucionando o mercado com dispositivos capazes de executar funcionalidades impensáveis com os semicondutores inorgânicos convencionais. Entre eles destacam-se os dispositivos extremamente finos, curvos e flexíveis, transparentes e inclusive estiráveis. Nesta palestra serão abordados os aspectos mais relevantes desta nova classe de dispositivos baseados em semicondutores orgânicos. Bem como, discutida a sua aplicação em dispositivos orgânicos emissores de luz (OLEDs), fotovoltaicos orgânicos (OPVs), transistores orgânicos (OFETs) e sensores. Por fim, serão apresentados alguns dos trabalhos relacionados a este tema e que estão em desenvolvimento no Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotópicos (LOOSA).
(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
O Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado palestrará sobre o “Pericromismo em nanomateriais obtidos por eletrofiação: Conceitos e aplicações” na quinta-feira, 16 de novembro, às 18h30min, no auditório da UFSC Blumenau (B125).
Diversas classes de corantes têm sido classicamente utilizadas na investigação da polaridade de solventes orgânicos puros. Esses corantes recebem a denominação de sondas solvatocrômicas. De uma maneira bastante simples, essas sondas apresentam cores diferentes ao serem colocadas em diferentes solventes orgânicos puros. Algumas dessas sondas são também fluorescentes e as cores relacionadas com a emissão e/ou intensidade de emissão podem variar se a polaridade do solvente é alterada. Ao longo das últimas décadas, a versatilidade desses compostos passou a ser explorada no estudo de diversos meios, como micelas, polímeros, misturas de solventes, líquidos iônicos, receptores e no desenvolvimento de diversos dispositivos ópticos para aplicações no monitoramento de analitos e em portas lógicas moleculares. Por causa disso, aqueles corantes passaram a receber uma denominação mais geral de sondas pericrômicas. Assim, na palestra serão apresentados os conceitos fundamentais relativos ao pericromismo, relacionando-os aos interesses de pesquisas de nosso grupo de pesquisas. Serão apresentados trabalhos que tratam do desenho de corantes pericrômicos para o estudo de solventes orgânicos puros e misturas de solventes. Também serão apresentados exemplos do uso desses sistemas para a montagem de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de portas lógicas moleculares. Alguns desses sistemas têm sido ancorados em matrizes poliméricas e recentemente nosso grupo tem utilizado a técnica de eletrofiação para a obtenção de membranas. Esses sistemas têm sido considerados bastante promissores no desenvolvimento de dispositivos ópticos de detecção de analitos e de novos materiais com aplicações em lógica molecular.