Eventos

fev
16
qui
2023
DEFESA: valiação da Estabilidade de Materiais Magnetocalóricos à Base de La(Fe,Mn,Si)13Hz em Fluidos para Aplicação em Sistemas de Refrigeração Magnética
fev 16@10:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Banca de Defesa de Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Allan Marciel Döring realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A dissertação será defendida no dia 16 de fevereiro de 2023 às 10h por videoconferência e na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco B – Auditório B125 e tem como título: Avaliação da Estabilidade de Materiais Magnetocalóricos à Base de La(Fe,Mn,Si)13Hz em Fluidos para Aplicação em Sistemas de Refrigeração Magnética. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Cristiano da Silva Teixeira e coorientado pelo Prof. Dr. Jaime Andrés Lozano Cadena.

Allan apresentou recentemente seu trabalho (The diffusion process of La, Fe and Si through the La(Fe,Si)13 phase – A Fick’s 1st law-based approach), referente à dissertação de mestrado, pelo qual ganhou o prêmio de melhor apresentação oral em categoria – Materiais Magnéticos e Supercondutores, na  XX Brazilian MRS Meeting (SBPMat), realizado de 25 a 29 de setembro de 2022.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A refrigeração magnética é uma alternativa promissora para tecnologias convencionais de refrigeração. Seu funcionamento baseia-se em um sistema que utiliza materiais sólidos que apresentam o efeito magnetocalórico (EMC), o qual é definido como uma resposta térmica do material quando submetido a variações de campos magnético. Além do material magnetocalórico (MMC), aplica-se um fluido de transferência de calor, que tem como papel realizar trocas térmicas entre o refrigerante sólido e os reservatórios térmicos (ambientes frio e quente). Um dos principais candidatos a atuar como refrigerante sólido são os compostos intermetálicos a base de lantânio (La), ferro (Fe), silício (Si), manganês (Mn) e hidrogênio (H), enquanto os fluidos mais promissores são misturas aquosas. Contudo, uma grande barreira para consolidação dessa tecnologia é a instabilidade dos MMCs em contato por longos períodos com o fluido que atua como meio de transferência de calor do sistema. Tal ponto é fundamental pois o fluido é continuamente bombeado de forma cíclica pelo MMC durante a operação do refrigerador magnético. Apesar de estudos relatarem a corrosão de MMC em fluidos aquosos, há lacunas nas caracterizações dos materiais após exposição aos fluidos, e poucos aditivos inibidores de corrosão foram considerados efetivos para proteção do MMC. A atual pesquisa visa identificar variações de propriedades termomagnéticas e a estabilidade de compostos à base de La-Fe-Si-Mn-H em imersão em água, como também em misturas aquosas com três diferentes aditivos inibidores de corrosão obtidos comercialmente, sendo dois deles propostos de forma inédita na literatura para esse fim, através de ensaios de envelhecimento nos fluidos por um ano. Os MMCs foram caracterizados antes, durante, e após do envelhecimento, para quantificar a degradação de suas propriedades. Através da caracterização sistemática dos sólidos, percebeu-se que a água deionizada deteriorou continuamente as partículas a partir das primeiras semanas de envelhecimento, enquanto o aditivo ?ME-3? forneceu proteção por até 25 semanas e o ?Entek? por até 40 semanas. As deteriorações notadas consistem em aparecimento de produtos avermelhados na superfície dos MMCs, diminuição de até 20% no EMC, aumento na temperatura de máxima resposta do EMC. As partículas imersas na mistura com ?ME-1? não sofreram variações significativas de suas propriedades. Assim, o ME-1 configura-se como aditivo inibidor de corrosão promissor para aplicação em refrigeradores magnéticos a base de La-Fe-Si-Mn-H.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Cristiano da Silva Teixeira
Coorientador: Prof. Dr. Jaime Andrés Lozano Cadena

Laboratório(s): B008 – Laboratório de Magnetismo e Materiais Magnéticos (LAB3M)
Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO)
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis
B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE)

fev
17
sex
2023
QUALIFICAÇÃO: Bases de Schiff poliméricas: síntese, caracterização e aplicações @Web Conferência UFSC
fev 17@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Nathalia Biazotto Sá realizará a sua apresentação do exame de qualificação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 17 de fevereiro de 2023 às 14h por vídeo conferência e tem como título: Bases de Schiff poliméricas: síntese, caracterização e aplicações. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior e coorientado pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini.

mar
6
seg
2023
QUALIFICAÇÃO: Avaliação da estabilidade e desempenho de termoplásticos como embalagens utilizadas em fiscalizações de combustíveis automotivos no Brasil @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A307.2
mar 6@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Thainá Braz Hank realizará a sua apresentação do exame de qualificação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 06 de março de 2023 às 13h30min na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A307.2 (lista de presença) e tem como título: Avaliação da estabilidade e desempenho de termoplásticos como embalagens utilizadas em fiscalizações de combustíveis automotivos no Brasil. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Johnny de Nardi Martins e coorientado pela Profa. Dra. Dilmara Riva Scharf.

QUALIFICAÇÃO: Avaliação de novas sulfonamidas derivadas de cânfora como potenciais agentes para o tratamento da doença de alzheimer: docking molecular, síntese e atividade biológica @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A204
mar 6@14:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Daniela Diesel Sparenberg realizará a sua apresentação do exame de qualificação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 06 de março de 2023 às 14h na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A204 (lista de presença) e tem como título: Avaliação de novas sulfonamidas derivadas de cânfora como potenciais agentes para o tratamento da doença de alzheimer: docking molecular, síntese e atividade biológica. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira.

abr
25
ter
2023
QUALIFICAÇÃO: Fibras eletrofiadas de poli(ácido láctico) com nanopartículas de óxido de zinco dispersas com líquido iônico para potencial aplicação em máscaras faciais multifuncionais @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A208
abr 25@13:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à apresentação de Exame de Qualificação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Matheus Campos Hemkemaier, realizará a sua apresentação do exame de qualificação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 25 de abril de 2023 às 13h na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A208 e tem como título: Fibras eletrofiadas de poli(ácido láctico) com nanopartículas de óxido de zinco dispersas com líquido iônico para potencial aplicação em máscaras faciais multifuncionais. O trabalho é orientado pela Profa. Dra. Claudia Merlini.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Matheus será composta pelos seguintes membros: Claudia Merlini (UFSC) – como Presidente da banca; Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) como membro interno; Fernanda Steffens (UFSC) como membro externo; e Andrea Cristiane Krause Bierhalz (UFSC) como membro suplente externo.

abr
27
qui
2023
DEFESA: Pirazolinas como potenciais agentes anti-alzheimer: DFT, acoplamento molecular, inibição enzimática e estudos farmacocinéticos @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A108
abr 27@09:00

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

A discente Valkiria Machado, realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 27 de abril de 2023 às 9h na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A108 e tem como título: Pirazolinas como potenciais agentes anti-alzheimer: DFT, acoplamento molecular, inibição enzimática e estudos farmacocinéticos. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira.

A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Valkiria será composta pelos seguintes membros: Aldo Sena de Oliveira (UFSC) como Presidente da banca; Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) e Lidiane Meier (UFSC) como membros internos; Alfredo Alberto Muxel (UFSC) como membro externo; Daniela Brondani (UFSC) e Lara Fernandes dos Santos Lavelli (UFSC) como membros suplentes internos.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada pela perda de memória de forma irreversível e progressiva, que acarreta diminuição do desempenho das tarefas diárias e reduz a fala, habilidades e percepção visual, culminando em demência total. No Brasil, a prevalência de demência varia de 1,6%, entre as pessoas com idade entre 65 a 69 anos e 38,9%, naqueles com mais de 84 anos. A maior parte dos medicamentos disponíveis para o tratamento de DA são inibidores da acetilcolinesterase (AChE), o que faz com que essa enzima seja um alvo molecular validado. Já que os atuais medicamentos para o tratamento da DA apresentam efeitos adversos em demasia, torna-se urgente a busca por novos fármacos. Neste contexto, investigou-se o perfil anticolinesterásico de uma série de 18 pirazolinas as quais apresentaram efeitos inibitórios contra a AChE com valores de IC50 variando entre 0,052 e 1,947 µM. Investigações in vitro da inibição da AChE mostraram alta correlação com estudos de docagem molecular, especialmente para a função de pontuação ChemPLP (r2= 0,9901). Foram aplicados estudos DFT, que mostraram uma correlação entre os resultados da inibição enzimática e a energia do orbital HOMO-1, que são consistentes com os dados da literatura. Adicionalmente, foram investigadas as propriedades físico-químicas, o perfil ADMET e a permeabilidade de membrana (PAMPA) das pirazolinas. Os resultados encorajam o uso do composto 2b (1-(5-([1,1′-bifenil]-4-il)-3-(2-nitrofenil)-4,5-dihidro- 1H-pirazol-1-il)etanona) em estudos moleculares de otimização que podem resultar em compostos promissores no desenvolvimento de fármacos com propriedades anticolinesterásicas que possam ser utilizadas no tratamento da DA.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

Laboratório(s): 

maio
30
ter
2023
DEFESA: Estudos in silico e investigação da atividade biológica de tiossemicarbazonas como potenciais agentes tripanocida @Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A - Sala A208
maio 30@13:30

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Defesa de Dissertação do Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:

O discente Heitor Ribeiro Abreu, realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A apresentação será no dia 30 de maio de 2023 às 13h30min na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A208 e tem como título: Estudos in silico e investigação da atividade biológica de tiossemicarbazonas como potenciais agentes tripanocida. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira e coorientado pela Profª. Dra. Lidiane Meier.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do mestrando Heitor será composta pelos seguintes membros: Aldo Sena de Oliveira (UFSC) como Presidente da banca; Daniela Brondani (UFSC) e Ismael Casagrande Bellettini (UFSC) como membros internos; Renata Azevedo Balaguez (IFSC Gaspar) como membro externo; e Eduardo Zapp (UFSC) como membro suplente interno.

 Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: A doença de Chagas (DC) é uma doença considerada tropical negligenciada, causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi (T. cruzi) e geralmente se manifesta em regiões mais vulneráveis e subdesenvolvidas, a exemplo do Brasil. O tratamento quimioterápico da DC é baseado em dois principais fármacos: o benznidazol (Bz), que muitas vezes é suspenso em decorrência dos graves efeitos adversos e sua baixa eficiência na fase crônica e o nifurtimox(Nfx) que atualmente está em desuso no Brasil. Nesse sentido, a busca de fármacos mais efetivos do ponto de vista terapêutico e que apresentem menores efeitos adversos se torna uma necessidade. Assim, as tiossemicarbazonas (TSCs) se apresentam como compostos interessantes no estudo de potenciais candidatos para o tratamento da DC. Neste trabalho, foi escolhido como alvo biológico a enzima cruzaína, principal protease do T. cruzi, que está relacionada ao seu desenvolvimento, nutrição, invasão de células do hospedeiro, como antígeno imunodominante e ativação de caspases para morte celular programada, sendo considerada fundamental para a sua sobrevivência. Para isso,16 compostos de TSCs, já sintetizados e previamente publicados foram submetidas a análises de modelagem molecular in silico e a testes fenotípicos quanto à atividade tripanocida e citotóxica. Todas os compostos apresentaram IC50 menores que 0,800µM na inibição da cruzaína, com destaque para os compostos H7, H10 e H11 (IC50 0,306, 0,512 e 0,412 µM respectivamente), os quais também, obtiveram maior perfil inibitório avaliado pela docagem, devido a presença do anel benzênico adicional, que favorece o aumento da lipofilicidade, aumento da atividade metabólica e do perfil farmacocinético, característico dos inibidores da cruzaína. Da mesma forma, esses compostos H7, H10 e H11 foram os mais ativo na inibição do T. cruzi com valores de IC50 de 1,96, 2,85 e 2,15 µM respectivamente. Os dados de modelagem molecular foram comparados aos experimentos in vitro, sendo a função ChemPLP representativa para o conjunto de dados tanto da cinética enzimática (R2= 0,9805) quanto dos ensaios fenotípicos (R2= 0,6418). Além disto, os compostos mais ativos na inibição enzimática também tiveram maior atividade tripanocida, validando a hipótese de que o mecanismo possa estar relacionado à inibição da enzima cruzaína. Nos ensaios farmacocinéticos e previsão farmacodinâmica, as TSCs tiveram resultados similares aos fármacos de referência (Bz e Nfx) e, com exceção dos compostos H3 e H15, todas demonstraram bons perfis de segurança em células de fibroblatos (HFF-1); De forma geral, as TSCs apresentaram atividade in silico e in vitro promissora contra o T. cruzi e podem ser considerados protótipos moleculares para o desenvolvimento de novos fármacos com propriedades antiparasitárias. Palavras chaves: Doença de chagas, Tiossemicarbazonas, Docagem molecular, ADMET, T. cruzi.

Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

Laboratório(s): Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) – USP.

jun
26
seg
2023
Degradação e Biodegradação de Polímeros – 6º Ciclo de palestras @Web Conferência UFSC
jun 26@18:00

Para abrir os trabalhos do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Prof. Dr. Luís Antonio Pinheiro palestrará remotamente sobre a Degradação e Biodegradação de Polímeros na segunda-feira, 26 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os processos degradativos dos materiais poliméricos por conta de interações com agentes químicos e físicos, como radiação ultravioleta, temperatura, solventes, entre outros. Tais processos degradativos modificam a estrutura química do polímero, podendo acarretar redução ou incremento na massa molar e, com isso, alteração nas suas propriedades. Não obstante esse fato, muitas vezes a degradação é desejável e realizada de maneira controlada. Um exemplo disso são os aditivos pró-degradantes, empregados para gerar uma característica biodegradativa aos polímeros.

(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
jun
27
ter
2023
Oxidação Química e Enzimática Aplicada na Degradação de Corantes – 6º Ciclo de palestras @Auditório UFSC Blumenau (B125)
jun 27@19:00

No segundo dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Paulo César de Jesus palestrará no auditório da UFSC Blumenau (B125) sobre a Oxidação Química e Enzimática Aplicada na Degradação de Corantes na terça-feira, 27 de junho às 19h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os corantes, que fazem parte de uma classe de poluentes que quanto presente em efluentes, são perceptíveis aos olhos, além de serem carcinogênicos e xenobióticos. Eles têm sido muito utilizados pelas indústrias de diferentes segmentos como têxteis, alimentos, plásticos entre outras. Nas últimas décadas, vários métodos como oxidativos, biocatalíticos e de adsorção tem sido descrito na literatura para auxiliar na descoloração, degradação e mineralização desses corantes. O presente seminário tem como objetivo apresentar os trabalhos do grupo, que vem contribuindo com as pesquisas na área envolvendo a degradação de corantes, buscando métodos que podem minimizar o impacto que causam ao meio ambiente.

(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)
jun
28
qua
2023
Síntese, caracterização e avaliação das propriedades fotoluminescentes de materiais cerâmicos – 6º Ciclo de palestras @Web Conferência UFSC
jun 28@18:00

No terceiro dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, a Prof. Dra. Profa. Dra. Laura Ximena Lovisa Oliveira palestrará remotamente sobre a Síntese, caracterização e avaliação das propriedades fotoluminescentes de materiais cerâmicos na quarta-feira, 28 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os materiais cerâmicos dopados com elementos de terras raras (TR) para aplicações ópticas têm recebido atenção crescente devido às propriedades de emissões específicas dos íons TR, que tornam esses materiais adequados para uso em diversos dispositivos ópticos. Dentro deste contexto, busca-se através de condições de síntese controlar e correlacionar aspectos morfológicos, estruturais e ópticos dos materiais sintetizados. Na apresentação, serão abordados os princípios básicos de fotoluminescência. Assim como, apresentaremos os resultados obtidos a partir de diferentes rotas químicas (hidrotermal assistido por micro-ondas, sonoquímica, spray pirólise) para produção de diversos tipos de classes de materiais cerâmicos (óxidos, indatos, tungstatos e molibdatos) avaliando as propriedades fotoluminescentes.

(Saiba mais sobre o evento clicando aqui ou na imagem)