Formulários Internos

FORMULÁRIOS – SOLICITAÇÕES DIVERSAS

Bem-vindo à nossa página de modelos de formulários para diversas solicitações acadêmicas e administrativas. Aqui, você encontrará formulários para processos como migração de regimento, solicitação de revisão de nota, segunda avaliação e solicitação de transporte para laboratórios.

Caso não encontre o formulário específico que procura, recomendamos que verifique o menu lateral esquerdo, onde disponibilizamos páginas dedicadas a outros tipos de solicitações, como afastamento por motivo de doença, licença maternidade e paternidade, auxílio para participação em eventos e trabalho de campo, agendamento de bancas de qualificação e defesa de dissertação, matrículas em diferentes modalidades (como aluno ingressante, regular, ouvinte, entre outros), indicação de orientação e coorientação, proficiência em línguas, e validação de disciplinas.

Clique sobre a solicitação desejada para ver os formulários correspondentes

  1. Solicitação de migração de regimento

    Para alterar para o regimento de 2021, o solicitante deverá preencher o formulário abaixo listado, assinar digitalmente e enviar à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).– Requerimento de migração de regimento
  2. Solicitação de desligamento do programa

    O(a) discente pode solicitar desligamento do PPGNPMat a qualquer momento, por meio do formulário abaixo listado:– Requerimento de desligamento do PPGNPMat
    Para solicitar o Desligamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:– Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)– Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  3. Solicitação de prorrogação (Qualificação e Dissertação)

    A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no Art. 25, mediante aprovação do Colegiado Delegado. O estudante de mestrado poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:
    I – por até 12 (doze) meses, sendo permitido no máximo 2 (dois) pedidos de até 6 (seis) meses cada, descontado o período de trancamento (se houver);
    II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do orientador;
    III – o pedido de prorrogação devidamente fundamentado deve ser protocolado na secretaria do PPGNPMat no máximo 90 (noventa) e mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso. No caso de segundo pedido, o prazo passa a ser de no máximo 40 (quarenta) e no mínimo 30 (trinta) dias antes de encerrar o prazo concedido pelo primeiro pedido de prorrogação.– Requerimento de prorrogação de exame de qualificação
    Requerimento de prorrogação de defesa de dissertaçãoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  4. Solicitação de defesa fora do prazo

    A “defesa fora de prazo”, para fins da Resolução Normativa N.º 5/2020/CPG, refere-se ao pedido de defesa de tese ou dissertação que extrapole os prazos máximos definidos na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017.A defesa fora de prazo pressupõe o cumprimento de todas as obrigações acadêmicas que antecedem a defesa, não podendo ser confundida com o mecanismo de prorrogação, o qual concede prazo adicional ao estudante para completar suas obrigações acadêmicas, conforme definido na Resolução Normativa nº 95/CUn/17.Os estudantes de mestrado e de doutorado terão até 90 (noventa) dias para protocolar o pedido, após o término do seu prazo regimental, e a defesa deverá ocorrer em até 30 (trinta) dias após a aprovação pelo Colegiado Delegado.– Requerimento de Defesa fora do prazoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  5. Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU

    A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.”Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
    Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC- Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
    Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado Delegado – preenchido pela SecretariaEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  6. Solicitação de transporte para laboratórios (Florianópolis)

    Para solicitar o transporte, o(s) discente(s) devem preencher o documento, coletar as assinaturas e encaminhar para a Secretaria de Pós-Graduação pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), com no mínimo de 72h (úteis) de antecedência da data da viagem.

    As datas de realização das viagens são (se houver demanda):

    Mês Data máxima de recebimento do formulário pelo PAI (até as 23h59) Data da Viagem
    Fevereiro 31/01/2024 (quarta-feira)
    16/02/2024 (sexta-feira)
    05/02/2024 (segunda-feira)
    21/02/2024 (quarta-feira)
    Março 29/02/2024 (quinta-feira)
    18/03/2024 (segunda-feira)
    05/03/2024 (terça-feira)
    21/03/2024 (quinta-feira)
    Abril 26/03/2024 (terça-feira)
    16/04/2024 (terça-feira)
    01/04/2024 (segunda-feira)
    19/04/2024 (sexta-feira)
    Maio 30/04/2024 (terça-feira)
    17/05/2024 (sexta-feira)
    06/05/2024 (segunda-feira)
    22/05/2024 (quarta-feira)
    Junho 28/05/2024 (terça-feira)
    17/06/2024 (segunda-feira)
    04/06/2024 (terça-feira)
    20/06/2024 (quinta-feira)
    Julho 26/06/2024 (quarta-feira)
    16/07/2024 (terça-feira)
    01/07/2024 (segunda-feira)
    19/07/2024 (sexta-feira)
    Agosto 31/07/2024 (quarta-feira)
    16/08/2024 (sexta-feira)
    05/08/2024 (segunda-feira)
    21/08/2024 (quarta-feira)
    Setembro 28/09/2024 (quarta-feira)
    16/09/2024 (segunda-feira)
    03/09/2024 (terça-feira)
    19/09/2024 (quinta-feira)
    Outubro 02/10/2024 (quarta-feira)
    22/10/2024 (terça-feira)
    07/10/2024 (segunda-feira)
    25/10/2024 (sexta-feira)
    Novembro 30/10/2024 (quarta-feira)
    14/11/2024 (quinta-feira)
    04/11/2024 (segunda-feira)
    20/11/2024 (quarta-feira)
    Dezembro 28/11/2024 (quinta-feira)
    13/12/2024 (sexta-feira)
    03/12/2024 (terça-feira)
    18/12/2024 (quarta-feira)

    Formulário de solicitação de transporte 2024

    Após o preenchimento do documento, o estudante deve abrir chamado no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Pós-Graduação.

  7. Solicitação de Revisão de Nota em Avaliação

    O(A) estudante poderá requerer a revisão de nota de avaliação dentro de 03 (três) dias úteis após a divulgação do resultado pelo(a) professor(a) da disciplina, por meio do envio do formulário abaixo:
    – Formulário de Revisão de Nota;

    O(A) professor(a) da disciplina, caso requerido pelo estudante, deve analisar a solicitação de revisão e deliberar sobre esta, justificando as razões em caso de indeferimento, dentro de 10 (dez) dias úteis após o recebimento do requerimento.
    Parecer do(a) docente sobre a revisão de nota;

    Em caso de indeferimento da revisão de nota, o(a) estudante pode protocolar recurso da decisão ao Colegiado Delegado do PPGNPMat, em formulário próprio, com justificativa detalhada, anexando o pedido inicial, o documento de avaliação
    e a decisão do(a) professor(a), no prazo de 2 (dois) dias úteis da ciência do resultado.
    Recurso ao Colegiado Delegado sobre a revisão de nota;

  8. Solicitação de Segunda Chamada da Avaliação

    O estudante que, por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar as avaliações previstas no plano de ensino, poderá solicitar, dentro de um prazo de até 05 (cinco) dias úteis (após a data da avaliação), pedido de segunda chamada da avaliação ao(à) professor(a) da disciplina.
    Formulário de Segunda Chamada para avaliação;Cessado o motivo que impediu a realização da avaliação, se autorizado pelo(a) professor(a), o estudante deve entrar em contato imediatamente após a ciência para acordar a data e metodologia de aplicação da nova avaliação

Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados pelo Assina UFSC e encaminhados pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).