Inscrições abertas para o Mestrado do PPGNPMat – Ingresso 2026/1

25/11/2025 10:00

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat), UFSC – Campus Blumenau, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso de Mestrado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
🎓 Sobre o curso:
O Mestrado é gratuito e presencial, com aulas em período integral (manhã e tarde), podendo eventualmente ocorrer também no período noturno, conforme a disponibilidade dos(as) docentes. O curso possui duas linhas de pesquisa:
• Materiais, Processos e Transformações
• Nanociência e Nanotecnologia
Serão ofertadas 14 vagas, incluindo vagas reservadas para Ações Afirmativas. Podem se candidatar graduados(as) em Engenharias, Materiais, Química, Física e áreas afins.

📅 Cronograma principal:
• Inscrições: de 23 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
• Apresentações das Propostas de Pesquisa (on-line): 09 a 12 de fevereiro de 2026
• Resultado Final: até 23 de fevereiro de 2026

📝 Etapas do processo seletivo:
A seleção será realizada com base em:
• Proposta de Pesquisa (35%)
• Apresentação da Proposta de Pesquisa (35%)
• Análise Curricular (30%)

📌 Inscrição:
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo sistema eletrônico da UFSC:
👉 https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/

💰 Bolsas de estudo:
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão concorrer a bolsas de estudos disponibilizadas pelas agências de fomento CAPES, CNPq e/ou FAPESC, conforme a disponibilidade de cotas do Programa.
_______________________________________________________________________________________
📄 Para acessar o edital completo, cronograma, anexos, e mais informações:
🔗 ppgnpmat.blumenau.ufsc.br/processo-seletivo-2026-1
📧 Dúvidas: ppgnpmat@contato.ufsc.br