Proficiência em Línguas

ORIENTAÇÕES

A comprovação de proficiência em língua estrangeira é um critério para obtenção do título de Mestre no PPGNPMat. Entende-se como proficiente o discente que tem capacidade de compreender e se comunicar em uma língua estrangeira, no caso do PPGNPMat. especificamente a língua inglesa. No contexto acadêmico, a proficiência geralmente é comprovada por meio de exames que avaliam a compreensão de leitura e, em alguns casos, a escrita e fala.

Regimento  interno do PPGNPMat estabelece que o estudante, cuja língua materna é o português, deverá demonstrar proficiência em inglês no ato da primeira matrícula no curso ou ao longo do primeiro ano acadêmico. Os estudantes estrangeiros do PPGNPMat deverão comprovar proficiência em língua portuguesa, ao longo do primeiro ano acadêmico e poderão solicitar dispensa de comprovação de proficiência em sua língua materna. Já os estudantes indígenas brasileiros, falantes de português e de uma língua indígena, poderão solicitar ao Colegiado Delegado a aprovação desta língua como equivalente a idioma estrangeiro para fins de proficiência.

A proficiência em língua estrangeira também é tema da Regulamentação Interna nº007/2021/PPGNPMat, onde são descritas normas complementares e os exames aceitos para fins de validação: o Exame de Proficiência em Leitura (EPLE) do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) da UFSC – Campus Florianópolis e o Test of English as a Foreign Language Institutional Testing Program (TOEFL IT). Outros exames também poderão ser aceitos, se compatíveis com o EPLE e aprovados pelo Colegiado Delegado.

PROCEDIMENTOS PARA REQUERER VALIDAÇÃO

As solicitações de validação de exame de proficiência em língua estrangeira deverão ser feitas por meio de formulário específico, encaminhando também o comprovante de proficiência. Somente serão aceitos certificados válidos na data de solicitação de validação, sendo considerada a validade de 2 (dois) anos a partir da data de emissão. Para requerer a validação o discente deve encaminhar:

Após o preenchimento do documento, o estudante deve abrir chamado  no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Pós-Graduação, anexando o requerimento e a declaração de proficiência em pasta compactada (.zip).