Dúvidas frequentes
1- Quais são as formas de acesso ao PPGNPMat?
– Como estudante regular de mestrado (processo seletivo);
– Como pós-mestrando (fluxo contínuo);
– Como pós-doutorando (fluxo contínuo);
– Como estudante em disciplina isolada (neste caso não há vínculo com o PPGNPMat, apenas é aluno de disciplina, que poderá ser validada posteriormente).
2- Quem pode candidatar-se à matrícula em disciplina isolada?
Alunos de cursos de graduação de IES em cursos autorizados ou reconhecidos pelo MEC ou alunos de outros cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciados pela CAPES ou ainda interessados na(s) disciplina(s) ofertada(s) pelo PPGNPMat. São elegíveis para cursar disciplina(s) nesta modalidade: graduados ou graduandos nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, e afins. Serão analisados o Currículo Lattes e o Histórico Escolar, a fim de avaliar se o candidato possui os conhecimentos prévios mínimos para cursar a disciplina solicitada.
“Disciplina isolada” é a modalidade de matrícula recomendada para candidatos que pretendem ingressar futuramente no PPGNPMat. É também a forma que o público em geral tem de cursar disciplinas em caráter eventual.
Para maiores informações, leia a Regulamentação Interna Nº 10/PPGNPMat/2021, que dispõe sobre as normas e procedimentos para matrícula em disciplinas ofertadas pelo PPGNPMat.
3- A matrícula em disciplina isolada pode ser indicada para quem está interessado em futuramente ingressar no mestrado do PPGNPMat?
Sim, nos seguintes casos:
I – o interessado ainda não possui curso de nível superior completo, mas gostaria de cursar disciplinas de forma antecipada visando posterior validação; ou
II – o interessado possui curso de nível superior completo, mas pode dedicar-se apenas em tempo parcial (inferior a 20 h semanais) ao mestrado e opta por cursar disciplinas antes do ingresso como estudante regular no PPGNPMat, visando posterior validação.
4- Qual a diferença entre regime de dedicação exclusiva (DE) e de dedicação parcial (DP) no mestrado?
Os estudantes em regime de dedicação exclusiva (DE) se dedicam ao mestrado de forma integral, ou seja, pelo menos 40 horas semanais. Desta forma, em geral, estes estudantes são elegíveis para receberem bolsa de estudo. Estes estudantes frequentemente concluem o mestrado dentro do prazo regular de até 24 meses.
Já os estudantes em regime de dedicação parcial (DP), inferior a 20 horas semanais, são tipicamente formados por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, cursam disciplinas e desenvolvem o projeto de mestrado, dentro de um ritmo menos acelerado, mas mantendo a qualidade da formação.
Em razão do menor tempo semanal de dedicação ao mestrado, sugere-se aos estudantes de DP que iniciem o “acesso” ao PPGNPMat cursando primeiramente algumas disciplinas isoladas, antes de realizarem o processo seletivo. Estes estudantes poderão cursar até 2 disciplinas por semestre, por até 4 semestres. As disciplinas em que o estudante for aprovado poderão ser validadas no ingresso no PPGNPMat, dentro de um prazo de até 5 anos. Desta forma, o estudante de DP pode “adiantar” todas as disciplinas mínimas necessárias (4 disciplinas obrigatórias e 2 eletivas) ou um número menor de disciplinas, conforme sua escolha, e então inscrever-se no processo seletivo do PPGNPMat. Quando do ingresso como estudante regular do PPGNPMat, as disciplinas isoladas em que foi aprovado serão validadas e haverá até 24 meses para dedicar-se à execução do projeto de mestrado e escrita da dissertação. Esta é uma estratégia sugerida, mas não é uma regra!