DEFESA: Desenvolvimento de sistemas bioinspirados em Canais de Íons de Detecção Ácida (ASICs) da resposta nociceptiva

12/04/2023 16:15
Quando:
13 de dezembro de 2021@09:00 America/Sao Paulo Fuso horário
2021-12-13T09:00:00-03:00
2021-12-13T09:15:00-03:00
Onde:
Web Conferência UFSC
https://conferenciaweb.rnp.br/webcon/ufsc-blumenau-2
Custo
Grátis

A discente Allana Batista, da primeira turma (2019/2) do PPGNPMat, realizará a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa. A dissertação será defendida no dia 13 de dezembro de 2021 às 9h (por videoconferência) e tem como título: Desenvolvimento de sistemas bioinspirados em Canais de Íon de Detecção Ácida (ASICs) utilizando sistema micelar de poliestireno-b-poli(ácido acrílico) (PS-b-PAA). O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani e coorientado pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini.

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da mestranda Allana será composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani (UFSC) – Presidente da banca; Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira (UFSC), Profa. Dra. Larissa Nardini Carli (UFSC) e  Prof. Dr. Joel Savi dos Reis (UFF) como membros titulares; Profa. Dra. Claudia Merlini (UFSC) e Profa. Dra. Lidiane Meier (UFSC) como membros suplentes.

Allana apresentou recentemente seu trabalho (Desenvolvimento de sistemas bioinspirados em Canais de Íons de Detecção Ácida (ASICs) da resposta nociceptiva), referente à dissertação de mestrado, no 27º Encontro de Química da Região Sul, realizado de 17 a 19 de novembro. O trabalho foi premiado com o 1º lugar na categoria Sessão Coordenada no eixo temático de Físico-Química e Materiais. O vídeo da apresentação do trabalho no evento está disponível no YouTube.

Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra

Resumo: Estímulos prejudiciais ao corpo estão associados à dor via sistema nociceptivo, por meio de receptores sensoriais especializados, chamados nociceptores. Os nociceptores detectam a dor através da ativação de receptores e canais iônicos presentes em sua superfície. Por exemplo, os chamados ASICs, ou canais iônicos sensíveis a ácido, são ativados por pequenas variações de pH que estão relacionadas a muitos distúrbios diferentes. Drogas que cessam o estímulo (e a dor) antagonizam esse processo. Exemplos de antagonistas que atuam nos ASICs são o ibuprofeno, o ácido acetilsalicílico (AAS) e o diclofenaco. O tratamento da dor é um grave problema de saúde pública e por isso há um grande esforço para o desenvolvimento de novas drogas antinociceptivas. As pesquisas nessa área geralmente ocorrem por meio de experimentos que causam dor e são realizados predominantemente em mamíferos como ratos e camundongos. Apoiado na importância do tema, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um teste de triagem micelar polimérico bioinspirado em canais ASIC. Este teste pode ser usado para acelerar o desenvolvimento de novas drogas antinociceptivas. Para atingir o objetivo, a dispersão micelar de poliestireno-b-poli (ácido acrílico) (PS-b-PAA) foi testada na tentativa de encapsular algumas moléculas orgânicas e os resultados foram acompanhados por espectroscopia UV-Vis. Os melhores resultados foram observados quando a dispersão de PS-b-PAA encapsulava butirato de p-nitrofenila (p-NFB) na presença de lipase isolada de Pseudomonas fluorescens. Quando o p-NFB é liberado, na presença da lipase, ele é convertido no fenol correspondente, deslocando o comprimento de onda máximo de absorbância. Desta forma, a resposta analítica é clara. Para avaliar a influência de uma droga antagonista, o ibuprofeno foi aplicado ao sistema. O sistema desenvolvido foi testado em diferentes pHs (5 – 7,4) a 37 ºC. Foi observada maior liberação de p-NFB durante os experimentos aplicando pH 7,4-6,5, sendo responsivo ao pH como esperado para um sistema ASIC bioinspirado. Também como o esperado, a presença de ibuprofeno reduziu a liberação de p-NFB. Portanto, o sistema desenvolvido parece ser eficaz para a triagem de novos fármacos na faixa de pH fisiológico. Além disso, o sistema é estável, com baixo custo associado e fácil de usar.

Linha de pesquisa: Materiais, processos e transformações

Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani
Coorientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini

Laboratório(s): B010 – Laboratório de Química Inorgânica (LABQI)B011 – Laboratório de Química Orgânica (LABQO).