DEFESA: Filmes poliméricos de etil hidroxietil celulose (EHEC) contendo α-tocoferol: efeitos na estabilidade, na liberação in vitro e propriedades do filme
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgnpmat
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Banca de Defesa de Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
A discente Greice Michele Zickuhr realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A dissertação será defendida no dia 28 de julho de 2022 às 9h (por videoconferência) e tem como título: Filmes poliméricos de etil hidroxietil celulose (EHEC) contendo α-tocoferol: efeitos na estabilidade, na liberação in vitro e propriedades do filme. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini e coorientado pela Profa. Dra. Larissa Nardini Carli.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Resumo: A utilização de compostos antioxidantes, como o a-tocoferol, na produção de embalagens ativas é uma das formas de minimizar ou retardar a oxidação lipídica, um dos principais fatores que levam à degradação precoce dos alimentos. Os éteres derivados de celulose, como a etil hidroxietil celulose (EHEC), podem ser uma alternativa para a produção de filmes poliméricos biodegradáveis para utilização em liberação controlada de ativos em alimentos. Assim, o objetivo deste trabalho foi a obtenção de filmes de EHEC com propriedade antioxidante obtida pela incorporação de a-tocoferol livre e encapsulado em nanopartículas (NP) de etil hidroxietil celulose/ácido dodecanóico (EHEC-C12). As NP foram preparadas por emulsificação do tipo óleo em água com a-tocoferol e EHEC-C12 nas proporções de 10 e 20% de ácido dodecanóico por reação de esterificação com diciclohexilcarbodiimida (DCC) e 4-dimetilaminopiridina (DMAP). O a-tocoferol foi encapsulado nas concentrações de 5, 10 e 15 mg e as NP foram incorporadas a filmes de EHEC, bem como o a-tocoferol livre na concentração de 10 mg. A estrutura química dos materiais preparados foi avaliada por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e espectroscopia de ressonância magnética nuclear de prótons (1H RMN). Observaram-se por espalhamento de luz dinâmico (DLS) tamanhos de partícula de 722±209 e 665±213 nm para as NP modificadas com 10 e 20% de ácido dodecanóico, respectivamente, e índice de polidispersão menores que 0,30. A incorporação do a-tocoferol aos filmes não alterou as propriedades de barreira e térmicas da EHEC. Porém, a temperatura de degradação do a-tocoferol aumentou de 200 ºC para 263 ºC, quando nos filmes, e a nanoencapsulação favoreceu a dispersão mais homogênea do a-tocoferol na matriz polimérica influenciando levemente nas propriedades mecânicas. A incorporação do a-tocoferol aos filmes também aumentou sua estabilidade em condições ambiente por 72 dias e sob radiação UV no comprimento de onda de 254 nm. Observaram-se rápidos perfis de liberação do a-tocoferol a partir dos filmes quando imersos em etanol absoluto, sendo que 50% foram liberados nos primeiros 15 minutos de ensaio. Os filmes de EHEC puros não apresentaram propriedade antioxidante, mas com a incorporação das diferentes proporções de NP com a-tocoferol observou-se o aumento da capacidade antioxidante dos filmes, quando avaliados contra os radicais DPPH e ABTS.
Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações
Orientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Coorientadora: Profa. Dra. Larissa Nardini Carli
Laboratório(s): B010 – Laboratório de Química Inorgânica (LABQI), B113 – Laboratório de Química Analítica e Físico-Química (LABQA), Laboratório de RMN, Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) – UFSC Florianópolis, B021 – Laboratório de Análise Térmica e Espectroscopia (LTE).