DEFESA: Síntese, caracterização e estudos in silico/in vitro de Bases de Schiff com potencial atividade Tripanocida
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgnpmat
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) – campus Blumenau tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir à Banca de Defesa de Mestrado do PPGNPMat, conforme segue:
O discente Thiago Henrique Doring realizará a sua defesa de dissertação de mestrado do PPGNPMat. A dissertação será defendida no dia 15 de dezembro de 2022 às 13h30min, por videoconferência (lista de presença) e na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, Bloco A – Sala A302 e tem como título: Síntese, caracterização e estudos in silico/in vitro de Bases de Schiff com potencial atividade Tripanocida. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior e coorientado pelo Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira.
⬢ Mais sobre a dissertação:
Acesse na íntegra
Resumo: A Doença de chagas é caracterizada como uma doença tropical negligenciada e é causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, proveniente de triatomíneos infectados. Essa doença afeta principalmente países de clima tropical e subdesenvolvidos e, devidos aos baixos indicadores socioeconômicos, possui indicadores inaceitáveis para seu tratamento e controle. Outro fator para os baixos índices de tratamento são investimentos reduzidos na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. O tratamento carece de desenvolvimento de novos fármacos com melhor aplicação na fase crônica e que exibam menos efeitos adversos. Um dos principais alvos moleculares para o desenvolvimento de fármacos com atividade tripanocida é a enzima cruzaína, uma cisteíno protease do T. cruzi, envolvida na nutrição, metaciclogênese e diferenciação celular, digestão intra e extracelular e no fator de virulência do parasita. Mediante estudos computacionais como ancoramento (docking) molecular, estudos farmacocinéticos envolvendo Administração, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Toxicidade (ADMET) e análise do perfil de bioatividade, estruturas de bases de Schiff foram investigadas, para as quais as análises se deram de forma comparativa com os fármacos comerciais. As bases de Schiff estudadas neste trabalho possuem esqueleto carbônico constituído de diaminomaleonitrila ou alguns aminoácidos, variando-se a porção carbonilada. As bases de Schiff foram escolhidas para este trabalho, pois são acessíveis do ponto de vista sintético, além de permitirem o estudo das relações estrutura-atividade, devido ao grande número de derivados passíveis de síntese. Uma vez realizado o estudo prévio computacional, bases de Schiff selecionadas foram sintetizadas, caracterizadas e testadas in vitro contra a cisteíno-protease cruzaína e também contra a forma amastigota do T. cruzi. Três dos compostos da série de diaminomaleonitrila apresentaram atividade moderada contra cruzaína, e duas das quatro estruturas sintetizadas derivadas de aminoácidos apresentaram atividade moderada, demonstrando que o planejamento racional de fármacos pode ser uma ferramenta de grande utilidade na seleção de compostos mais potentes. A estrutura 5 ((2Z)-2-amino-3-{(E)-[(2- clorofenil)metilideno]amino}but-2-enedinitrila) que possui um substituinte cloro em orto apresentou-se como mais ativa da série na inibição da cruzaína. As mesmas estruturas mais ativas na inibição da cruzaína foram as mais ativas no ensaio de concentração única contra a forma amastigota do T.cruzi, corroborando com a literatura como principal via de ação. Estes resultados são muito promissores para o desenvolvimento de fármacos em uma área que representa um grande problema de saúde pública mundial.
Linha de pesquisa: Materiais, Processos e Transformações
Orientadora: Prof. Dr. José Wilmo da Cruz Júnior
Coorientadora: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira
Laboratório(s): Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação (LSARCC), Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) – USP, Laboratório de Eletroquímica, Eletroanalítica e Sensores (LAEES).