6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat será realizado de 26 a 29 de junho

14/06/2023 16:48

A Coordenação tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir ao 6º Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat). O evento será dividido em quatro encontros: três deles serão online pelo link clicável e um presencial no auditório da UFSC Blumenau.

Acompanhe a programação:

Para abrir os trabalhos do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Prof. Dr. Luís Antonio Pinheiro palestrará remotamente sobre a Degradação e Biodegradação de Polímeros na segunda-feira, 26 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os processos degradativos dos materiais poliméricos por conta de interações com agentes químicos e físicos, como radiação ultravioleta, temperatura, solventes, entre outros. Tais processos degradativos modificam a estrutura química do polímero, podendo acarretar redução ou incremento na massa molar e, com isso, alteração nas suas propriedades. Não obstante esse fato, muitas vezes a degradação é desejável e realizada de maneira controlada. Um exemplo disso são os aditivos pró-degradantes, empregados para gerar uma característica biodegradativa aos polímeros.

No segundo dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, o Prof. Dr. Paulo César de Jesus palestrará no auditório da UFSC Blumenau (B125) sobre a Oxidação Química e Enzimática Aplicada na Degradação de Corantes na terça-feira, 27 de junho às 19h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os corantes, que fazem parte de uma classe de poluentes que quanto presente em efluentes, são perceptíveis aos olhos, além de serem carcinogênicos e xenobióticos. Eles têm sido muito utilizados pelas indústrias de diferentes segmentos como têxteis, alimentos, plásticos entre outras. Nas últimas décadas, vários métodos como oxidativos, biocatalíticos e de adsorção tem sido descrito na literatura para auxiliar na descoloração, degradação e mineralização desses corantes. O presente seminário tem como objetivo apresentar os trabalhos do grupo, que vem contribuindo com as pesquisas na área envolvendo a degradação de corantes, buscando métodos que podem minimizar o impacto que causam ao meio ambiente.

No terceiro dia do 6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, a Prof. Dra. Profa. Dra. Laura Ximena Lovisa Oliveira palestrará remotamente sobre a Síntese, caracterização e avaliação das propriedades fotoluminescentes de materiais cerâmicos na quarta-feira, 28 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre os materiais cerâmicos dopados com elementos de terras raras (TR) para aplicações ópticas têm recebido atenção crescente devido às propriedades de emissões específicas dos íons TR, que tornam esses materiais adequados para uso em diversos dispositivos ópticos. Dentro deste contexto, busca-se através de condições de síntese controlar e correlacionar aspectos morfológicos, estruturais e ópticos dos materiais sintetizados. Na apresentação, serão abordados os princípios básicos de fotoluminescência. Assim como, apresentaremos os resultados obtidos a partir de diferentes rotas químicas (hidrotermal assistido por micro-ondas, sonoquímica, spray pirólise) para produção de diversos tipos de classes de materiais cerâmicos (óxidos, indatos, tungstatos e molibdatos) avaliando as propriedades fotoluminescentes.

Para fechar os trabalhos  6º Ciclo de Palestras do PPGNPMat, a Profª. Dra. Lorena Raphael Rodrigues palestrará remotamente sobre a Vitrocerâmicas para aplicação em dispositivos eletrônicos e proteção balística: desafios e perspectivas na quinta-feira, 29 de junho às 18h. Já coloque na sua agenda se você se interessa em saber mais sobre como tem sido crescente o uso de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, os quais requerem o uso de telas com boa resistência mecânica. Outra aplicação de relevância econômica que exige transparência aliada a boas propriedades mecânicas é a proteção balística. Uma alternativa potencial para tais aplicações é o uso de vitrocerâmicas transparentes, produzidas por meio da cristalização controlada de determinadas composições formadoras de vidros. Nesta palestra serão discutidas as vantagens do uso dessa classe de materiais em displays de dispositivos eletrônicos e em proteção balística, as limitações no seu desenvolvimento e algumas perspectivas futuras.

Toda pessoa é bem-vinda e não é necessário fazer inscrição, basta comparecer para prestigiar o evento e ao final será disponibilizada uma lista de presença para o preenchimento dos dados para certificação de participação, podendo ser aproveitada como Atividade Acadêmico Científico Cultural (AACC).