Aluno Ingressante

MATRÍCULA DE ALUNO INGRESSANTE – 1ª MATRÍCULA NO CURSO

O Curso presencial de Mestrado do PPGNPMat contempla disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, estágio de docência (disciplina não obrigatória) e atividades complementares (não obrigatórias).

De acordo com o Regimento Interno 2024 do PPGNPMat, para a obtenção do grau de mestre em Nanociência, Processos e Materiais Avançados, o mestrando deverá satisfazer, dentre outros requisitos: obter no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas, sendo 12  créditos em disciplinas obrigatórias e 05  créditos em disciplinas eletivas e 1 (um) crédito em atividades complementares do curso. Veja todas as disciplinas que fazem parte do Programa na página Estrutura Curricular Básica. As disciplinas ofertadas em cada semestre estão disponíveis na página Grade de Horários.

Os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo deverão realizar os procedimentos abaixo para efetuar sua matrícula no PPGNPMat:


ETAPA 1 – de 28/02 a 05/03/2025
envio do requerimento de matrícula

O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de ingresso ao Mestrado deverá efetuar a sua matrícula encaminhando o requerimento de matrícula para o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br com o assunto “Etapa 1 – matrícula Nome do Candidato”  até o dia 05 de março de 2025:

  1. Formulário preenchido e assinado pelo Gov.br;
  2. Comprovante de vacinação contra COVID-19  ou digitalização da carteira de vacinação em que conste a página dos dados pessoais e as páginas onde estão os registros das vacinas – com no mínimo duas doses (veja no fim da página mais informações).

Obs.: ao preencher o requerimento de matrícula para aluno ingressante, saiba que o servidor de e-mails da UFSC é bloqueado em e-mails do provedor da Microsoft. Por isso, pedimos que não indique e-mails hotmailoutlooklive ou msn. O estudante deve optar pelo uso do e-mail institucional @posgrad.ufsc.br (cujas instruções de criação serão informadas após a realização da matrícula) ou indicar e-mail de outro provedor, como por exemplo @gmail.com;

DICA: Consulte seu(sua) provável orientador(a) e peça ajuda na escolha das disciplinas a serem cursadas.


Etapa 2 –  de 28/02 a 14/03/2025
Apresentação dos documentos originais na secretaria

Os candidatos que realizaram a etapa 1 de matrícula, devem apresentar a documentação original na Secretaria de Pós-Graduação (endereço completo no final da página) para conferência. (Não precisa apresentar cópias dos documentos, apenas os originais).

Candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PPGNPMat ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s).

Documentos originais
⇒ Diploma de Graduação (assinado inclusive pelo(a) diplomado(a)) ou declaração de conclusão de Curso de Graduação com data da colação de grau;
⇒ Histórico Escolar da Graduação (completo);
⇒ RG e CPF;
⇒ Certidão de nascimento [se solteiro(a)] ou casamento [se casado(a)/divorciado(a)]: quanto a certidão de casamento, se divorciado(a), deve conter a averbação do divórcio;

➤ Certidão sem autenticidade digital: deve ser apresentada na secretaria para conferência com original.
➤ Certidão com autenticidade digital (QR Code ou código de verificação): deve ser enviada APENAS digitalização do documento (completo) para  o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br na etapa 1 de matrícula  (não é necessária a apresentação do documento na secretaria).

⇒ Comprovante de vacinação contra COVID-19:

➤ Carteira de vacinação:  deve ser apresentada na secretaria para conferência com original.
➤ Certidão com autenticidade digital (QR Code ou código de verificação): deve ser enviada APENAS para o e-mail ppgnpmat@contato.ufsc.br na etapa 1 de matrícula (Não é necessária a apresentação do documento na secretaria).

OBS1.:  candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PPGNPMat ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br  informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s). A Secretaria, ainda assim, pode solicitar o envio/apresentação de documentações adicionais, caso necessário.

OBS2.: caso TODOS os documentos do candidato possuam autenticação digital, não é necessária a apresentação na secretaria. O estudante deve apenas enviar e-mail para ppgnpmat@contato.ufsc.br informando que deseja realizar a matrícula e que todos os seus documentos possuem QR Code ou código de autenticação digital.


A apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19  deverá ser realizada por todos os estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, por meio eletrônico, de acordo com as orientações constantes em  <https://setic.ufsc.br/vacina/>, conforme Resolução Normativa Nº. 1/2022/CPG, de 24/02/2022 e Ofício Circular nº003/2024/PROGRAD (que a PROPG decidiu seguir para a Pós-Graduação), até o dia imediatamente anterior ao início do primeiro período letivo do respectivo curso:

As pessoas que possuírem mais doses conforme o esquema vacinal orientado anteriormente pelo Ministério da Saúde seguirão acompanhando as recomendações e atualizações dos grupos e faixas etárias. Considerando a estratégia atual, vigente na presente data (09/02/2024), os esquemas vacinais para jovens e adultos saudáveis, que estão com esquema incompleto (não vacinados ou que possuem apenas uma dose), serão compostos por duas doses:
a) duas doses monovalentes (D1+D2)
b) uma dose monovalente e uma dose bivalente (D1+BIV) ou;
c) duas doses bivalente (BIV+BIV).


ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua João Pessoa, 2750 – Bairro Velha, Blumenau – SC, CEP 89036-256 – Bloco A,  sala A-106
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: ppgnpmat@contato.ufsc.br 

Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 23/12/2024 a 28/02/2025):  das 07h às 13h