Auxílio Participação em Eventos e atividades de campo (discentes)
| Auxílio financeiro para participação em eventos e atividades de campo |
| PRAZOS DE USO DOS RECURSOS PROAP De acordo com o Ofício Circular nº25/2025/PROPG/UFSC, os prazos de uso dos recursos PROAP são: a) de passagens e diárias no SCDP: até 10 de dezembro de 2025; b) de auxílio a pesquisador: até 1º de dezembro de 2025; c) de reembolso (a estudantes e professores): até 20 de novembro de 2025. |
De acordo com a Regulamentação Interna nº 01/2022/PPGNPMat que dispõe sobre as normas para concessão de apoio financeiro, cada discente poderá solicitar anualmente 1 (um) auxílio para participação em evento científico (nacional ou internacional) e até 2 (dois) auxílios para atividades de campo ou cursos/treinamentos relacionados à pesquisa. O auxílio financeiro concedido ao(à) discente são realizados exclusivamente por meio de reembolso, cerca de 40 (quarenta) dias após a entrega da documentação comprobatória.
Serão priorizados os(as) estudantes que informaram previamente sua demanda no início do ano letivo. A ordem de atendimento leva em consideração o tipo de atividade e se já houve concessão de apoio em anos anteriores. O valor do auxílio é calculado com base na localização e na duração da atividade, utilizando como referência o valor de até R$ 320,00 por diária. Importante destacar que não são apoiadas participações em eventos realizados em Blumenau ou em cidades localizadas a até 100 km de distância, salvo em casos de justificativas excepcionais.
É imprescindível que o discente arque inicialmente com os custos, observando o princípio da economicidade, e que entregue todos os comprovantes válidos à secretaria do Programa logo após o retorno da atividade. Ressaltamos que não serão aceitos comprovantes em nome de terceiros nem depósitos em conta poupança.
Discentes em fase de conclusão devem estar atentos aos prazos para garantir o processamento do reembolso antes do encerramento do curso (pelo menos, 30 dias antes do término do prazo final para defesa). Todas as orientações, formulários e listas de documentos aceitos estão disponíveis nesta página.
ITENS FINANCIÁVEIS: Clique aqui e conheça!
⇒ Clique aqui e conheça as Diretrizes para Distribuição dos Recursos PROAP/PROPG (Comitê PROPG).
⇒ Regulamentação Interna do PPGNPMat que dispõem sobre normas para concessão de apoio financeiro para participação em eventos, atividades de campo e cursos/treinamentos (Clique aqui).
| Procedimentos para solicitação de auxílio a eventos |
Para solicitar o auxílio a eventos o discente deve seguir os passos abaixo dentro dos prazos estabelecidos:
1º PASSO: FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO NO SISTEMA
Preencha o formulário e anexe os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido no cronograma:
- Carta de aceite do trabalho (ou o Comprovante de Submissão);
- Folder do evento;
- Resumo do trabalho.
CRONOGRAMA DE ENVIO DE SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO DISCENTE
| Mês de realização do evento | Data limite de solicitação | Data de Divulgação do Resultado |
| Janeiro | Até o dia 1º de dezembro | A partir de 15 de dezembro |
| Fevereiro | Até o dia 1º de janeiro | A partir de 15 de janeiro |
| Março | Até o dia 1º de fevereiro | A partir de 15 de fevereiro |
| Abril | Até o dia 1º de março | A partir de 15 de março |
| Maio | Até o dia 1º de abril | A partir de 15 de abril |
| Junho | Até o dia 1º de maio | A partir de 15 de maio |
| Julho | Até o dia 1º de junho | A partir de 15 de junho |
| Agosto | Até o dia 1º de julho | A partir de 15 de julho |
| Setembro | Até o dia 1º de agosto | A partir de 15 de agosto |
| Outubro | Até o dia 1º de setembro | A partir de 15 de setembro |
| Novembro | Até o dia 1º de outubro | A partir de 15 de outubro |
| Dezembro | Até o dia 1º de novembro | A partir de 15 de novembro |
O andamento dos pedidos pode ser acompanhado no sistema de auxílios, e o resultado da análise é enviado para o e-mail informado no formulário.
2º PASSO: SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO DAS DESPESAS
Para solicitação do reembolso, o discente deverá entregar à secretaria do Programa, por e-mail (ppgnpmat@contato.ufsc.br), a seguinte documentação:
- Formulário de autorização de reembolso preenchido e assinado;
- E-mail de deferimento dos recursos enviado pela PROPG ao discente;
Ao preencher o formulário, o valor a ser pago pelo Programa não poderá ser menor do que aquele registrado no sistema de auxílios (quando houver). - Certificado de apresentação do trabalho
- Certificado de participação no evento
- Comprovantes das despesas
É possível pedir a impressão de banner para evento, basta que o(a) discente encaminhe para ppgnpmat@contato.ufsc.br, após a realização do evento:
O reembolso acontece 40 dias após a solicitação. |
| Procedimentos para solicitação de auxílio a atividades de campo |
Para solicitação do auxílio, o discente deverá entrar em contato com o Programa por e-mail (ppgnpmat@contato.ufsc.br), encaminhando com no mínimo 40 dias de antecedência da data da atividade:
Em até 5 dias úteis após o término da atividade, o(a) discente deve enviar ao PPG:
- Relatório das atividades realizadas
- Comprovantes das despesas
Se autorizada a despesa, a secretaria enviará à PROPG os documentos, juntamente com ofício (assinado pela coordenação) autorizando e justificando a despesa.
| Documentos aceitos para comprovação de despesas |
ATENÇÃO! Os comprovantes das despesas deverão conter CNPJ ou CPF do emitente.
Transporte
– Canhoto de passagens rodoviárias;
– Passagens aéreas: bilhetes de embarque com comprovante dos valores pagos (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva com valores);
– Recibos de táxis ou Uber;
– Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo.
> NÃO serão aceitas despesas com combustível, estacionamento e aluguel de veículos.
Hospedagem
– Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados;
– Recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável;
– Recibos de pagamento de sites de reservas de hotéis (só serão aceitos comprovantes de reservas pagas).
Alimentação
– Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
– Nota fiscal de supermercados (as despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno);
> NÃO serão aceitas despesas com bebida alcoólica e guloseimas (sorvete, chocolate e assemelhados)
Taxa de Inscrição
– Comprovante de pagamento da taxa (recibo de pagamento);
– Para eventos internacionais: fatura do cartão de crédito em nome do aluno onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.
| Outros meios de solicitação de auxílio |
Comitê Acadêmico do Campus Blumenau
- Preencher o formulário de solicitação;

- Enviar o formulário até 02 (dois) dias antes da reunião do mês (consulte as datas aqui) que antecede o mês do evento pelo e-mail ca.bnu@contato.ufsc.br;
- Após a concessão ser aprovada e retorno do evento, preencher a prestação de contas;
- Encaminhar o formulário de prestação de contas e os comprovantes de participação no evento para o e-mail: ca.bnu@contato.ufsc.br.
Veja as regras para concessão de apoio financeiro pelo Comitê Acadêmico clicando aqui.




















